BusinessTimes

Furnas vai destinar R$ 3 milhões para projetos de inovação

15 nov 2021, 14:32 - atualizado em 15 nov 2021, 14:32
Furnas
A iniciativa pretende identificar propostas inovadoras em três temáticas: Confiabilidade energética, Hidrogênio verde e Preço de energia (Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom)

O edital Desafio Furnas Conecta – Startups, lançado pela subsidiária da Eletrobras (ELET3), vai receber inscrições até o dia 23 de dezembro para projetos de inovação, com foco em startups (empresas emergentes) e empresas de base tecnológica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No total, o edital vai destinar R$ 3 milhões aos projetos selecionados.

A iniciativa pretende identificar propostas inovadoras em três temáticas: Confiabilidade energética, Hidrogênio verde e Preço de energia.

A realização tem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai/RJ) e apoio da plataforma de inovação do setor elétrico Energy Future.

Segundo a gerente de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Furnas, Luciana Iulianelli, quanto mais projetos inscritos, melhor. “Todas as startups podem participar. É desejável que elas participem até para a gente ter um número grande de propostas de projetos inovadores, para que a gente possa escolher aquelas que melhor vão atender ao que Furnas deseja desenvolver”. As inscrições devem ser feitas no site da Energy Future.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Furnas está lançando um novo desafio. A empresa procura soluções de inteligência artificial (IA), soluções inovadoras, que gerem um serviço ou um processo inovador, e gerem valor para a empresa e a sociedade”, disse Luciana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temáticas

Na categoria Confiabilidade energética, o objetivo é encontrar projetos que visem ao desenvolvimento de novas tecnologias ou ferramentas de monitoramento (remoto e tempo real), de condições que possam afetar a disponibilidade das linhas de transmissão.

Já no tema Hidrogênio verde, a ideia é achar soluções e ferramentas relacionadas à operação e manutenção de uma usina de Hidrogênio verde, o que inclui aplicações energéticas e não energéticas do hidrogênio, enquadrando propostas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa e levem à consequente descarbonização da matriz elétrica.

Na terceira categoria, Preços de energia, Furnas busca soluções de inteligência artificial para prever o preço de energia no mês seguinte, com base em informações de mercado, associadas aos mapas de previsão meteorológica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cronograma

De 3 a 21 de janeiro, o Desafio Furnas Conecta – Startups vai avaliar as propostas apresentadas. A seleção dos projetos classificados será de 31 de janeiro a 18 de fevereiro. Os três projetos vencedores, um em cada categoria, serão conhecidos em 15 de março.

Compartilhar

agencia.brasil@moneytimes.com.br