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Fusão Arezzo (ARZZ3) e Soma (SOMA3): Sinergias podem chegar a R$ 4,3 bilhões, avalia XP

17 fev 2024, 15:08 - atualizado em 17 fev 2024, 15:08
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No início do mês, as varejistas de moda Arezzo e Grupo Soma acertaram a fusão e criam uma gigante do vestuário. (Imagem: Montagem/Money Times)

A fusão entre Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3), anunciada no início do mês, é considerada positiva pelos analistas da XP.

Em relatório publicado na semana passada, Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer destacam que o Valor Presente Líquido (VPL) total das sinergias varia entre R$ 1 bilhão, em um cenário pessimista, e R$ 4,3 bilhões, considerando um cenário otimista.

Para a estimativa, foi levado em conta o cenário base da XP em R$ 2 bilhões (R$10/ação). “Utilizamos uma abordagem mais conservadora dado a falta de visibilidade, os riscos de execução e eventuais necessidades de reinvestimento”, diz o texto.

Também há uma expectativa é de uma expansão de categorias nas marcas do Grupo Soma.

Os analistas ainda destacam que a estrutura corporativa da Nova Companhia (uma holding com 4 unidades de negócio focadas em segmentos específicos, apoiada por 4 áreas operacionais) é inspirada no modelo da LVMH. Isso significa que deve ser mantida uma autonomia para cada unidade, permitindo que as marcas e seus times criativos preservem sua identidade e cultura.

Com isso, a XP mantém a recomendação de compra nas duas companhias, sendo que foram introduzidos novos preços alvo para as companhias: R$ 90/ação para ARZZ3 e R$ 11/ação para SOMA3.

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Entenda a fusão entre Arezzo e Grupo Soma

As varejistas de moda Arezzo e Grupo Soma acertaram a fusão e criam uma gigante do vestuário que terá um nome único, ainda não divulgado. A informação foi confirmada na segunda-feira (05) em comunicado ao mercado.

Segundo o documento, com a implementação da operação, a companhia alcança um faturamento próximo de R$12 bilhões (considerando os respectivos faturamentos brutos apurados do 3T23) e passará a comercializar calçados, bolsas, itens de moda masculina, feminina e infantil, incluindo roupas e acessórios por meio de suas 34 marcas e mais 2 mil lojas, próprias e franquias.

Além disso, as companhias ainda acertaram que o CEO da Arezzo, Alexandre Birman, será o presidente da nova empresa combinada. Enquanto o CEO do Soma, Roberto Jatahy, comandará a unidade de vestuário feminino, a principal operação do novo negócio.

A combinação de negócios entre as gigantes da moda é a maior do varejo desde a fusão entre Raia e Drogasil, em 2011.

Para realizar o acordo, a XP Investimentos atuou como assessor financeiro das companhias na operação. O Itaú BBA e o Bank of America atuaram como assessores financeiros da Arezzo&Co. O JP Morgan atuou como assessor financeiro do Grupo SOMA e a G5 Partners atuou como assessor financeiro dos acionistas de referência do
Grupo SOMA.

*Com Juliana Caveiro

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
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