AgroTimes

G-7: ministros da agricultura dizem que guerra ameaça segurança alimentar global

14 mar 2022, 7:28 - atualizado em 14 mar 2022, 7:28
Coronavírus
Os ministros reforçaram que a situação agrava o já difícil quadro causado pela pandemia de covid-19, as mudanças climáticas e as perdas de biodiversidade (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os ministros da Agricultura do G-7 expressaram “grave preocupação” com os efeitos da ofensiva militar russa na Ucrânia para a segurança alimentar global e se comprometeram a apoiar agricultores ucranianos a alimentarem sua população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado após reunião ocorrida na sexta-feira, 11, o grupo condenou a decisão de Moscou de invadir o país vizinho, com apoio de Belarus, em um ataque classificado como “injustificado e não provocado”.

“Continuamos determinados a fazer o que for necessário para prevenir e responder a uma crise alimentar, inclusive com ajuda humanitária, e estamos prontos para agir conforme necessário para lidar com possíveis gargalos”, ressalta a nota.

Os ministros reforçaram que a situação agrava o já difícil quadro causado pela pandemia de covid-19, as mudanças climáticas e as perdas de biodiversidade.

Segundo eles, desequilíbrios de oferta podem acelerar a escalada dos preços de commodities agrícolas e afetar a segurança alimentar em países vulneráveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Dado que a Ucrânia é o quarto maior fornecedor de trigo e produz metade das exportações mundiais de óleo de girassol, isso também terá impactos globais nos sistemas alimentares e na insegurança alimentar”, enfatizaram.

O G-7 é composto por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, com representação da União Europeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar