Internacional

G7 fecha acordo para suspender financiamento internacional ao carvão

21 maio 2021, 17:04 - atualizado em 21 maio 2021, 17:04
Usina a carvão em Belchatow
O enviado dos EUA para o clima, John Kerry, pediu que os países do G20 se unam às medidas definidas pelo G7 (Imagem: REUTERS/Peter Andrews)

As sete maiores economias desenvolvidas do mundo concordaram nesta sexta-feira em interromper até o final deste ano o financiamento internacional a projetos de carvão emissores de carbono, além de eliminar gradualmente o suporte a todos os combustíveis fósseis, visando atender às metas globais relacionadas a mudanças climáticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A interrupção do financiamento a combustíveis fósseis é vista como um grande passo que o mundo pode dar para limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5 grau Celsius acima do período pré-industrial o que, segundo cientistas, evitaria os impactos mais devastadores da mudança climática.

A participação do Japão no grupo que apoia o fim do financiamento internacional a projetos de carvão em um prazo tão curto significa que os países que ainda dão suporte à matéria-prima, como a China, estão cada vez mais isolados e poderão enfrentar mais pressão para abandonar seu uso.

Em um comunicado, visto e antecipado pela Reuters, o grupo de sete países Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão, acrescidos da União Europeia, informou que “os investimentos internacionais em carvão ‘unabated’ (que não têm suas emissões compensadas) precisam acabar agora”.

“Nós nos comprometemos a tomar medidas concretas para uma interrupção absoluta de novos apoios governamentais à geração de energia térmica por carvão ‘unabated’ internacionalmente até o fim de 2021, inclusive por meio da Assistência Oficial ao Desenvolvimento, financiamentos a exportações, investimentos e apoio à promoção financeira e comercial.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As nações do G7 também concordaram em “trabalhar com outros parceiros globais para acelerar o desenvolvimento de veículos com emissão zero”, descarbonizando o setor de energia “de forma esmagadora” na década de 2030 e se afastando do financiamento internacional a combustíveis fósseis, embora prazos para o cumprimento desse objetivo não tenham sido mencionados.

O enviado dos EUA para o clima, John Kerry, pediu que os países do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) se unam às medidas definidas pelo G7.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar