Geopolítica esquenta, IA acelera e bolsa reage: Veja os destaques de hoje (6) no Giro do Mercado
A atenção do mercado segue voltada aos desdobramentos da tensão geopolítica entre os Estados Unidos e a Venezuela.
No Giro do Mercado desta terça-feira (6), as jornalistas Paula Comassetto e Juliana Caveiro recebem Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad Investimentos, para comentar as movimentações que impactam o mercado hoje.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que descarta realizar eleições na Venezuela nos próximos 30 dias e cita projeto de consertar o país.
De acordo com Igliori, o cenário a curto prazo é incerto “essa postura dos Estados Unidos deixa em aberto o que acontece com as outras partes do globo. Existe uma questão com a China e há uma enorme interrogação sobre a área de influência na Europa, particularmente a Rússia”, afirmou.
Já no segmento de tecnologia, a Nvidia anunciou novos investimentos para os anos de 2026 e 2027. Estão no radar uma nova geração de chips de IA e a aproximação da automação de carros para a população no geral.
Para o especialista da Nomad Investimentos, o cenário atual do setor é de “enormes empresas passando por ondas diferentes de tecnologia, capitaneando um processo de algo que é muito poderoso. Tem muito conhecimento que está começando a ser incorporado em ferramentas que expandem a produtividade”.
Além disso, o PicPay protocolou o pedido de Oferta Inicial de Ações (IPO) na Nasdaq, a bolsa de tecnologia dos Estados Unidos. Ao todo, a companhia poderá levantar até US$ 500 milhões sob o ticker PICS. A última empresa brasileira a realizar um IPO fora do Brasil foi o Nubank, em 2021.
No mercado doméstico, o Ibovespa (IBOV), apresentou um desempenho positivo na manhã de hoje, subindo cerca de 1%.
Entre os destaques positivos do índice, o programa ressaltou Hapvida (HAPV3), Assaí (ASAI3), Vamos (VAMO3), Fleury (FLRY3), Magazine Luiza (MGLU3) e Axia Energia (AXIA3).
Já no cenário negativo, os destaques ficaram com Vivara (VIVA3), Azzas 2154 (AZZA3) e Embraer (EMBR3).