Gerdau avança 2,39% com Moody´s avaliando como positiva a venda de ativos nos EUA
Investing.com – As ações da Gerdau (SA:GGBR4) são negociadas em alta de 2,39% a R$ 13,27, com o mercado reagindo ao anúncio de terça-feira (2) da venda de parte de ativos da Gerdau nos Estados Unidos. A operação foi avaliada positivamente pela Moody´s.
De acordo com a agência de classificação de risco, a alienação das usinas de vergalhão e de unidades de corte e dobra de aço da companhia brasileira contribui para a capacidade de a empresa reduzir seu endividamento sem impactar significativamente a valoração de seu Ebitda.
Segundo a Gerdau, a transação como a americana CMC está avaliada em US$ 600 milhões, valor que pode ser ajustado futuramente. No entanto, a operação precisa ainda ser submetida à autoridade antitruste norte-americana. Com isso, a expectativa das partes é de que o negócio possa ser concluído antes do fim de 2018.
O negócio entre as empresas inclui as usinas da siderúrgica brasileira nas cidades de Jacksonville (Flórida), Knoxville (Tennessee), Rancho Gucamonga (Califórnia) e Sayreville (Nova Jersey), além de outras 33 unidades de beneficiamento. Juntas, as usinas produzem 2,5 milhões de toneladas curtas por ano, segundo informações da Gerdau. O volume representa 26% do total da capacidade de laminação de aço da companhia nos EUA e 11% da sua capacidade de produção global.
Ainda segundo a Moody’s, os ativos envolvidos na operação apresentavam valores baixos de retorno e sua venda ajudaria a siderúrgica a reduzir o endividamento. Assim, a agência considera que, se o capital recebido na transação for aplicado no pagamento desses débitos, a Gerdau pode reduzir seu índice de dívida/Ebitda de 5,4 vezes (registrado em setembro de 2017) para 4,2 vezes no quarto trimestre de 2017.
Por Investing.com