Internacional

Gestora William Blair aposta em poder de compra de chineses

29 set 2020, 14:40 - atualizado em 29 set 2020, 14:40
Consumidores selecionam carne de porco congelada em Nantong, China
(Imagem: China Daily via Reuters)

Consumidores chineses devem impulsionar o crescimento de empresas em mercados emergentes nos próximos anos, de acordo com gestores da William Blair, que citaram ações de saúde e de tecnologia como suas favoritas.

Em grande parte protegidas da guerra comercial EUAChina, ações denominadas em renminbi que atendem à demanda local, como a provedora de serviços oftalmológicos Aier Eye Hospital, podem subir ainda mais, disseram Todd McClone e Casey Preyss, cujos retornos de investimento superaram 95% dos pares neste ano.

“O tipo de empresa em que estamos investindo é aquela que tem se beneficiado do aumento da renda disponível”, disse McClone, que trabalha em Londres. Na China, “você tem um enorme mercado interno com bons retornos sobre capital e com longas pistas de crescimento”.

O fundo William Blair Emerging Markets Growth, com US$ 1 bilhão em ativos, retornou 17,7% em 2020, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A empresa tem US$ 5 bilhões investidos em mercados emergentes em vários fundos.

O sistema de saúde chinês é um bom exemplo das oportunidades que surgem à medida que a crescente classe média do país exige melhores serviços, disseram os gestores.

A atenção dos consumidores se concentrará em serviços médicos, de diagnósticos e equipamentos hospitalares a produtos farmacêuticos e odontológicos, especialmente após a crise de coronavírus, segundo os gestores.

“O mercado de ações A da China oferece muitas oportunidades”, disse Preyss, de Chicago. “À medida que a renda aumenta, os níveis de riqueza sobem, os padrões de vida melhoram, a demanda por cuidados de saúde vai naturalmente continuar a crescer.”

A William Blair aposta em papéis de empresas como Shenzhen Mindray Bio-Medical Electronics, fornecedora de equipamentos médicos, Aier Eye Hospital e da empresa de saúde bucal Topchoice Medical Investment.

Empresas de comércio eletrônico e de tecnologia financeira também lideram a valorização das ações em países em desenvolvimento. No topo desses ganhos do fundo de crescimento da empresa ao longo do último anoestão empresas como Tencent, Alibaba, Taiwan Semiconductor e Samsung Electronics. Na América Latina, MercadoLibre e Magazine Luiza também são boas apostas, disseram.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.