Internacional

Gibraltar liberta navio petroleiro iraniano

16 ago 2019, 7:36 - atualizado em 16 ago 2019, 7:36
Portos-navios
Washington havia feito uma solicitação de última hora para manter a apreensão do petroleiro (Imagem: SeongJoon Cho/Bloomberg)

Autoridades de Gibraltar libertaram o navio petroleiro iraniano que foi aprisionado ao largo do território britânico, no mês passado, sob suspeita de transportar petróleo bruto para a Síria, violando as sanções impostas pela União Europeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades fizeram o anúncio nessa quinta-feira (15). A declaração diz que o Irã ofereceu garantias de que o navio não viajaria a países que se encontram sob sanções da União Europeia, não deixando motivos razoáveis para a retenção da embarcação.

Washington havia feito uma solicitação de última hora para manter a apreensão do petroleiro.

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, divulgou mensagem no Twitter afirmando que os Estados Unidos estavam tentando abusar do sistema legal, tomando um bem iraniano em regiões de alto-mar. Ele escreveu que esse “atentado de pirataria” indica uma interpretação manipulada da lei pela administração de Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar