BusinessTimes

Gigantes tech protestam contra aquisição da Arm pela Nvidia

12 fev 2021, 18:32 - atualizado em 12 fev 2021, 18:32
Computador Tecnologia 6
A Nvidia argumenta que o preço da aquisição, por si só, significa que não vê incentivos para mudar essa neutralidade (Imagem: PantherMedia / Antonio Guillen Fernández)

Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo fizeram uma queixa a reguladores antitruste dos EUA sobre a aquisição da Arm pela Nvidia, sob a alegação de que o negócio prejudicará a concorrência em uma área vital para o setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google, controlado pela Alphabet, Microsoft e Qualcomm estão entre as empresas preocupadas com a aquisição de US$ 40 bilhões e pedem a intervenção das autoridades antitruste, disseram pessoas a par do processo que pediram para não serem identificadas. Pelo menos uma das empresas quer que o negócio seja anulado.

A aquisição daria à Nvidia o controle sobre um fornecedor fundamental que licencia tecnologia de chips para empresas como Apple, Intel, Samsung Electronics, Amazon.com e a chinesa Huawei Technologies.

A Arm, com sede no Reino Unido é chamada de “Suíça do setor”, porque licencia designs de chips e códigos de software relacionados para todos os concorrentes, em vez de competir com empresas de semicondutores. A preocupação é que, se a Nvidia controlar a Arm, isso poderá limitar o acesso das rivais à tecnologia ou aumentar o custo do acesso.

A Nvidia argumenta que o preço da aquisição, por si só, significa que não vê incentivos para mudar essa neutralidade, mas alguns rivais e clientes não estão convencidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“À medida que avançamos no processo de revisão, estamos confiantes de que tanto reguladores quanto clientes verão os benefícios de nosso plano de continuar o modelo de licenciamento aberto da Arm e garantir uma relação transparente e colaborativa com os licenciados da Arm”, disse um porta-voz da Nvidia em comunicado. “Nossa visão para a Arm ajudará todos os licenciados da Arm a expandirem seus negócios e crescerem em novos mercados.” Microsoft, Qualcomm e Arm não quiseram comentar. O Google não respondeu de imediato a um pedido de comentário. A CNBC informou sobre as objeções da Qualcomm anteriormente.

Antes que o negócio seja concluído, a Nvidia deve passar por um longo processo de revisão de autoridades antitruste dos EUA, Reino Unido, União Europeia e China. Agências governamentais globais estão prestes a entrar em contato com empresas que acreditam que poderiam ser afetadas pela transação.

Uma forte oposição de grandes empresas de tecnologia poderia dificultar a aprovação, atrasar o processo ou obrigar concessões que alterem o valor da Arm para a Nvidia.

Nos Estados Unidos, o acordo está em análise pela Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês), que iniciou uma extensa investigação sobre a fusão e encaminhou pedidos de informações a terceiros, segundo uma pessoa a par do assunto. A FTC não quis comentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar