Giro do Mercado

Giro do Mercado: Baixa do Ibovespa é “natural e saudável”, avalia estrategista da Empiricus Research

04 fev 2026, 13:59 - atualizado em 04 fev 2026, 13:59

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A fadiga do Ibovespa torna a tendência de médio prazo mais fidedigna”, afirmou Matheus Spiess, estrategista da Empiricus Research, na edição do Giro do Mercado desta quarta-feira (4), apresentado pela jornalista Giovana Leal.

Na manhã desta quarta-feira (4), o Ibovespa voltava a operar em queda, após ter tocado os 187 mil pontos ontem. Sobre esse movimento, Spiess afirmou que a alta no início de 2026 foi surpreendente para o mercado: “esperávamos que houvesse uma correção, mas não foi o caso, viemos com mais força ainda”.

A baixa de hoje, então, foi avaliada como “natural” pelo especialista. “É saudável que essa queda aconteça para dar normalidade ao movimento como um todo. Isso serve para podar excessos, como vimos no mercado de metais preciosos recentemente, com uma grande correção na virada do mês e agora temos uma retomada gradual do patamar de preço”, apontou.

Mesmo com a queda do dia, Spiess mantém posições compradas na bolsa brasileira. “Isso sempre com respeito ao perfil do investidor e ao resto da carteira como um todo”, ressalta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos destaques negativos do principal índice da bolsa, Totvs (TOTS3), Hypera (HYPE3) e  Raia Drogasil (RADL3) formavam o pódio da manhã.

Os bancos também estiveram pressionados, em um dia que marca o início da temporada de balanços do quarto trimestre de 2025 do setor. O Santander (SANB11) abriu a rodada de resultados, com lucro líquido gerencial de R$ 4,1 bilhões.

Também hoje, a pesquisa eleitoral Meio/Ideia divulgou apontamentos para a disputa presidencial deste ano. Os resultados mostram Lula e Flávio Bolsonaro tecnicamente empatados no segundo turno, com 45,8% e 41,1% dos votos, respectivamente.

A esse respeito, Spiess afirmou que é a partir de agora que, historicamente, pesquisas começam a afetar os preços do Ibovespa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Por um lado, tivemos uma história predominante sobre os ativos locais, que é a diversificação geográfica de recursos dos portifólios globais, o que beneficiou o Brasil. Entretanto tivemos algumas especificidades: a primeira foi o rali do corte de juros, o segundo é o rali eleitoral”, explicou o especialista.

No cenário internacional, o destaque do programa foi o fim do shutdown de três dias, nos Estados Unidos, após a Câmara aprovar uma série de projetos orçamentários que estavam pendentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiária no Money Times e jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, com passagem pela Sapienza Università di Roma. Antes, trabalhou no UOL, no Terra e no Laboratório Agência de Comunicação da ECA-USP.
Repórter estagiária no Money Times e jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, com passagem pela Sapienza Università di Roma. Antes, trabalhou no UOL, no Terra e no Laboratório Agência de Comunicação da ECA-USP.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar