BusinessTimes

Globo amarga prejuízo milionário, mesmo com cortes no Carnaval e futebol, diz coluna

28 mar 2023, 18:11 - atualizado em 28 mar 2023, 18:11
TV Globo Vinci Offices
Globo registra prejuízo em 2022, apesar de ações para reduzir os custos da companhia (Imagem: Linkedin)

A Globo divulgou internamente seus resultados referentes a 2022, segundo noticiou a coluna de Guilherme Ravache, no Uol. Conforme divulgado, a empresa registrou prejuízo de R$ 41 milhões, ante prejuízo de R$ 121 milhões em 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os custos de amortização dos direitos da Copa do Mundo consumiram os resultados acumulados dos três trimestres anteriores, afirmou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, em comunicado interno enviado para os funcionários com os números que a coluna teve acesso.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

As mídias digitais da Globo tiveram bons resultados, como no caso do Globoplay e Globoplay+Canais. Segundo Marinho, foi importante para amortecer a curva declinante de assinantes na TV paga. A publicidade digital da Globo teria crescido 30% e a do Globoplay 20%, segundo a coluna.

Na ponta negativa, o que mais pesou foram os altos custos, que se elevaram em R$ 660 milhões.

Globo tem recorde de publicidade

Apesar do prejuízo que a Copa do Mundo gerou para a Globo, houve um retorno positivo em publicidade, que bateu recorde em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os números divulgados pela coluna, houve um aumento de R$ 684 milhões na receita de publicidade, chegando a 9,1 bilhões, ou 60% da receita do grupo.

Ainda, em 2022, a receita líquida da Globo teria aumentado 5%, a R$ 739 milhões, em relação a 2021, somando R$ 15,1 bilhões, quando o faturamento havia sido de 14,4 bilhões.

Em 2022, foram gerados R$ 96 milhões em outras receitas, chegando a R$ 625 milhões, crescimento de 18%, chegando a 4% do faturamento total.

Já a receita de conteúdo caiu R$ 41 milhões devido ao declínio em assinaturas de TV a cabo, além da venda da Som Livre para a Sony, cuja receita contribuiu por apenas três meses em 2022. O faturamento com conteúdo recuou 1% no período e ficou em 5,4 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Custos sobem em meio aos cortes

Em 2023, a Globo abriu mão do Carnaval, ainda negocia direitos sobre a transmissão da Seleção Brasileira e notícias sobre demissões de funcionários de longa data tem surgido na mídia.

Neste sentido, Cleber Machado foi uma das figuras que gerou repercussão e, ao Uol, o narrador apontou que a razão da demissão foi apenas financeira.

As medidas da companhia não impediram os custos em subir para a cifra de R$ 660 milhões, impulsionado inclusive pelos custos gerados pelos cortes.

De acordo com a coluna, Marinho teria apontado que mais mudanças devem vir para empresa, incluindo a continuidade de revisitação dos custos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar