BusinessTimes

Gol enfrenta crise de caixa, enquanto prejuízos do isolamento social se acumulam

31 jul 2020, 15:42 - atualizado em 31 jul 2020, 15:42
Gol
A Gol tem 416 milhões de reais em caixa e equivalentes (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

A Gol (GOLL4) disse nesta sexta-feira que seu consumo diário de caixa pode aumentar até quatro vezes nos próximos três meses em comparação ao segundo trimestre, acumulando prejuízo em 2020 que já soma 4,3 bilhões de reais.

A empresa está tendo dificuldades, como quase todas as companhias aéreas do mundo, devido às medidas de isolamento social que derrubaram a demanda por viagens aéreas. O prejuízo do segundo trimestre foi de quase 2 bilhões de reais.

As próprias previsões da Gol mostram que, em breve, ela pode enfrentar uma crise de liquidez. A empresa aérea está programada para reembolsar a Delta Air Lines em setembro por um empréstimo avaliado em 300 milhões de dólares. Se pagar o empréstimo, poderá queimar mais caixa do que o valor que tem disponível no momento.

Atualmente, a Gol tem 416 milhões de reais em caixa e equivalentes, embora diga que sua liquidez total é muito maior, de cerca de 3,3 bilhões de reais.

Executivos da empresa afirmaram que é uma possibilidade “viável” que a Delta concorde em adiar o reembolso, mas o presidente-executivo Paulo Kakinoff não confirmou se está atualmente negociando com a companhia norte-americana.

“O apoio contínuo dos stakeholders da Gol é fundamental para garantir que a companhia mantenha os meses necessários de caixa disponível para atravessar a crise”, disse a companhia em comunicado.

As rivais regionais Avianca Holdings e Latam Airlines entraram em recuperação judicial em maio, em parte por causa de dívidas que vencem no curto prazo e não devem conseguir pagar.

Kakinoff disse que a Gol não contratou assessores de reestruturação para um possível pedido de recuperação judicial e que qualquer ação desse tipo não está atualmente em seu radar.

Paulo Kakinoff
Kakinoff disse que a Gol não contratou assessores de reestruturação para um possível pedido de recuperação judicial (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A queima de caixa da Gol deve aumentar, no entanto, independente de a empresa pagar a Delta ou não.

A companhia aérea afirmou que queimou 3 milhões de reais em caixa por dia no segundo trimestre e que a conta vai subir para 12 milhões nos próximos três meses se pagar a Delta. Se a Gol não honrar o compromisso com a Delta, os desembolsos diários de caixa ainda assim vão dobrar para 6 milhões de reais.

Executivos disseram que o governo federal pode fornecer à Gol alguma liquidez extra, mas que levaria cerca de 60 dias para que qualquer dinheiro seja desembolsado. As negociações sobre auxílios estatais começaram quando a crise do coronavírus atingiu o país em março e os termos para um potencial empréstimo de 2 bilhões de reais ainda não foram finalizados.

Kakinoff também afirmou que a companhia espera retomar 80% das rotas domésticas até dezembro e que está operando atualmente 200 voos diários, enquanto operava 50 voos por dia no pior momento da crise, em abril.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.