Gol (GOLL4) anuncia novo CFO com foco em eficiência e inteligência artificial

A Gol (GOLL4) anunciou a nomeação de Julien Pascal François Imbert como novo diretor vice-presidente financeiro (CFO) e diretor de Relações com Investidores (RI) da companhia.
A eleição foi aprovada pelo Conselho de Administração em reunião realizada no dia 28 de julho, e o executivo assume o cargo oficialmente em 4 de agosto de 2025.
Com mais de 20 anos de experiência internacional, Julien traz no currículo passagens relevantes pelo Boston Consulting Group (BCG), onde atuou por 18 anos e liderou a prática de Operações no Brasil, além de integrar o Comitê Executivo da consultoria entre 2022 e 2025. O novo CFO também acumula experiência em auditoria e engenharia de controles de voo na Dassault Aviation, na França.
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Segundo a GOL, o executivo possui forte atuação em estratégias de eficiência operacional, redução de custos e inteligência artificial, nos setores da aviação, transportes, logística e bens industriais— áreas consideradas chave para o atual momento da companhia aérea, que busca reforçar sua posição competitiva no mercado.
A GOL é uma das principais empresas do setor aéreo brasileiro, com frota padronizada de 139 aeronaves Boeing 737, parcerias estratégicas com American Airlines e Air France-KLM, e atuação no transporte de passageiros e cargas por meio da GOLLOG. A companhia integra o Grupo Abra e mantém suas ações listadas na B3.
Julien chega à companhia com a missão de fortalecer a gestão financeira e a comunicação com o mercado, em meio a um setor ainda impactado por volatilidade cambial e custos operacionais elevados.
Aumento de capital
Recentemente, a companhia aérea informou ao mercado que houve baixa adesão ao processo de aumento de capital conduzido no âmbito de seu plano de reestruturação financeira.
Em comunicado, a empresa revelou que praticamente não houve participação dos acionistas minoritários na oferta: não foi subscrito nenhum lote de ações ordinárias, enquanto apenas 0,76% das ações preferenciais disponíveis foram adquiridas.
Com isso, a companhia levantou apenas R$ 73,2 milhões dos investidores, montante muito aquém dos mais de R$ 12 bilhões previstos na operação.
A maior parte da subscrição ficou a cargo da Gol Investment Brasil, veículo de investimentos ligado ao grupo controlador e credores da companhia. A entidade passou a deter 99,97% das ações ordinárias e 99,21% das preferenciais, concentrando ainda mais o capital da aérea em um único grupo.
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O aumento de capital foi aprovado em junho, como parte do plano de reorganização submetido à Justiça dos Estados Unidos, onde a Gol tramita seu processo de recuperação judicial sob o Chapter 11.
A operação previa a emissão de mais de 9 bilhões de ações, com valores simbólicos de R$ 0,00028 por ação ordinária e R$ 0,01 por preferencial.