Gol (GOLL54) propõe reorganização societária e saída da bolsa

A companhia aérea Gol (GOLL54) vai propor aos acionistas uma reorganização societária que pode culminar com o fechamento do capital da empresa e saída da empresa do nível 2 de governança da B3, segundo boletim de voto à distância divulgado pela empresa na noite desta segunda-feira.
No documento, o conselho de administração da companhia propõe que a empresa operacional Gol Linhas Aéreas Inteligentes e a Gol Investment Brasil sejam incorporadas pela empresa fechada Gol Linhas Aéreas SA.
A assembleia de acionistas foi convocada para 4 de novembro, segundo o documento.
No final do mês passado a Gol recebeu um prazo para se enquadrar às regras da B3 que proíbem as chamadas penny stocks — papéis que negociados abaixo de 1 real. A dona da bolsa determinou que a empresa aérea teria até o dia 29 de janeiro de 2026 para adotar as medidas para reenquadrar as ações.
As ações da Gol vivem uma situação atípica na B3 desde junho. Na ocasião, os papéis passaram a ser negociados em lotes de 1.000 unidades — e com o ticker GOLL54 no lugar do tradicional GOLL4.
Isso significa que, na tela, o preço parece estar na casa dos R$ 5, mas, na prática, cada ação vale menos de um centavo.
Além da regra de penny stocks, a Gol negocia abaixo do free float (capital em circulação) mínimo. Nesse caso, a B3 concedeu o prazo até 18 de janeiro de 2027 para o reenquadramento.
*Com Reuters