BusinessTimes

Google quer equipe no escritório apesar de produtividade em casa

15 jul 2021, 14:07 - atualizado em 15 jul 2021, 14:07
Google
O Google tem economizado cerca de um US$ 1 bilhão por ano em despesas graças ao trabalho remoto (Imagem: Pixabay/DWilliam)

Engenheiros de software do Google (GOOGL) revelaram algo em uma pesquisa recente que surpreendeu os chefes: eles se sentem tão produtivos trabalhando em casa quanto antes da pandemia.

Uma pesquisa interna na unidade da Alphabet também mostrou que os funcionários desejam mais “colaboração e conexões sociais” no trabalho, de acordo com Brian Welle, vice-presidente de recursos humanos. Welle não quis fornecer números exatos, mas disse que “mais de 75%” dos empregados pesquisados responderam dessa forma. A maioria também especificamente prefere a proximidade física ao trabalhar em novos projetos.

“Há algo sobre o trabalho inovador, quando você precisa dessa faísca”, disse Welle em entrevista. “Nossos funcionários acham que esses momentos acontecem melhor quando estão juntos.”

Em parte, é por isso que, apesar do aumento da produtividade, a gigante da tecnologia mantém o plano de trazer a maioria dos funcionários de volta aos escritórios no quarto trimestre. Enquanto o Google decide quais funcionários continuarão trabalhando em tempo integral em casa e quem precisará ir ao escritório, alguns se sentem cada vez mais frustrados com a falta de uma direção clara e com a prática irregular da política da empresa.

Os painéis de mensagens internos piscaram este mês quando um executivo sênior do Google anunciou que iria trabalhar da Nova Zelândia. Enquanto isso, a maioria dos funcionários de nível inferior ainda não sabe se pode mudar ou se deve retornar ao escritório.

A transição do Google de volta à vida no escritório é observada de perto. A gigante de buscas praticamente inventou o luxuoso campus do Vale do Silício, com muita comida grátis, lugares para cochilar e outras vantagens.

O Google tem economizado cerca de um US$ 1 bilhão por ano em despesas graças ao trabalho remoto, mas a empresa investiu muito mais em expansões imobiliárias recentes como em San José, na Califórnia, e na cidade de Nova York.

E até mesmo o Google pode ter que lidar com funcionários que não desejam abrir mão do conforto ou dos benefícios econômicos do trabalho remoto.

Trabalhadores em muitos setores decidiram deixar o emprego para não abrir mão do trabalho virtual. Embora algumas empresas de tecnologia tenham funcionado com operações 100% remotas durante a pandemia, outras que não o fizeram, como a Apple, também enfrentaram resistência das equipes para retornar ao escritório.

Uma nova indústria surgiu em torno do trabalho remoto à medida que cidades menores tentavam atrair profissionais de tecnologia com altos salários. “O Google e a Apple têm alguns dos melhores escritórios”, disse Evan Hock, cofundador do MakeMyMove.com, um diretório online para trabalho remoto. “Se estão enfrentando isso, é seguro presumir que todos os outros também estarão.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.