Governador do Texas proíbe funcionários do Estado de usar Shein e Alibaba
O Texas vai impedir que seus funcionários usem hardwares e softwares da Shein, Alibaba e TP-Link, informou o governador em um comunicado nesta segunda-feira, sob o argumento de que o Estado tomou a decisão para proteger a “privacidade dos texanos” do governo chinês.
A lista também inclui a plataforma de comércio online Temu e a fabricante de baterias CATL, de acordo com declaração do governador do Texas, Greg Abbott.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
A decisão é o mais recente exemplo de banimento de tecnologia de empresas de propriedade chinesa em nome da segurança por parte de um governo estadual. A proibição de Abbott impede que os funcionários usem o “hardware físico, a inteligência artificial e o software” das empresas em dispositivos e redes de propriedade do Estado.
O governo Trump, apoiado por Abbott, tem procurado moderar suas ações que poderiam antagonizar Pequim. Os dois países chegaram a uma distensão em uma longa guerra comercial e tecnológica em outubro.
A proibição de Abbott atinge a fabricante chinesa de drones Autel e os produtos da empresa chinesa de inteligência artificial iFlyTek.
As empresas não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.