Empresas

Governo deve optar por novo projeto de privatização da Eletrobras, diz Valor

18 set 2019, 11:13 - atualizado em 18 set 2019, 11:13
Jair Bolsonaro deve decidir pelo envio de um novo projeto de lei para a privatização da Eletrobras (Imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Por Investing.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo do presidente Jair Bolsonaro deve decidir pelo envio de um novo projeto de lei para a privatização da Eletrobras (ELET3). A edição desta quarta-feira do Valor Econômico revela que a equipe do ministério de Minas e Energia considera a proposta anterior, elaborada na gestão de Michel Temer, sofreu alterações ruins.

Com isso, por volta das 10h48, as ações da companhia eram negociadas com queda de 1,33% a R$ 43,88.

Entre as principais críticas à proposta anterior estão o aporte de R$ 500 milhões ao ano para um fundo de revitalização do rio São Francisco e também o uso de 40% dos recursos da descotização das hidrelétricas para a Conta de Desenvolvimento Energético As alterações foram incluídas pelo relator do projeto de lei, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA).

A visão da equipe do governo é que as mudanças realizadas na proposta que tramita no Congresso trazem uma série de penduricalhos que podem reduzir o valor da capitalização. A intenção do governo é manter recursos para o São Francisco e para a CDE, mas em valores menores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Valor informa que a nova proposta não deve prever a existência de uma golden share e também trazer a previsão de que o governo abre mão de presidir o conselho de administração da companhia após a privatização. Isso, na visão do ministério, tem como objetivo não prejudicar o valor de mercado da estatal, obtendo uma capitalização mais robusta.

Na proposta de Michel Temer, inicialmente era previsto que 1/3 da descotização iria para a CDE, uma forma de reduzir, de forma indireta, as tarifas de energia pagas pelos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar