Bancos

Governo estende restrições para dividendos por bancos até fim do ano

29 maio 2020, 16:00 - atualizado em 29 maio 2020, 16:00
“O objetivo é a manutenção do crédito na economia e assegurar a eventual absorção de perdas futuras”, disse o Banco Central, em nota (Imagem: Agência Brasil)

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta sexta-feira a extensão, até dezembro de 2020, de vedações para aumento de dividendos e remuneração pelos bancos que havia estipulado antes até 30 de setembro.

“O objetivo é a manutenção do crédito na economia e assegurar a eventual absorção de perdas futuras”, disse o Banco Central, em nota.

“Ao ampliar a incidência a todo o exercício de 2020, espera-se maior conservadorismo na preservação de recursos e simplificação da apuração dos limites passíveis de distribuição. Assim, eventuais pagamentos dentro dos limites estabelecidos devem ser feitos com prudência, dadas as incertezas do cenário em curso”, acrescentou.

As vedações incluem, além da restrição ao pagamento de dividendos acima do mínimo obrigatório, o aumento da remuneração da alta administração, a recompra de ações e a redução do capital social.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.