Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Governo revisa normas de pesagem de caminhões, diz ministro da Infraestrutura

21/01/2021 - 20:51
Infraestrutura
Em breve, essa norma vai estar publicada e a gente está trabalhando muito na simplificação do transporte (Imagem: Sebastião Santos/Prefeitura de Uberaba-MG)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta quinta-feira que o governo trabalha na revisão de normas de pesagem de caminhões para reduzir os custos dessas operações.

“Estamos revisando a norma de pesagem para onerar menos o caminhoneiro, ter menos multa em função disso. Estamos acabando com o peso por eixo em veículos de até 50 toneladas, aumentando a tolerância nos veículos que vão carregar mais”, disse.

“Em breve, essa norma vai estar publicada e a gente está trabalhando muito na simplificação do transporte”, reforçou ele, em transmissão ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro destacou também a decisão citada por Bolsonaro de ter reduzido taxas de importação de pneus para caminhões. Segundo ele, essa redução vai aumentar a competitividade dos pneus e poderá levar a uma redução de preços dos produtos.

A mudança na pesagem é defendida por representantes dos caminhoneiros. Mas concessionárias de rodovias alegam que, por serem veículos mais pesados, caminhões geram um desgaste maior do asfalto e necessidade mais frequente de manutenção.

Por isso, em tese, poderiam pedir readequação dos contratos.

Motociclistas

Bolsonaro pediu ao ministro da Infraestrutura na transmissão “para dar uma estudada” numa eventual liberação de motociclistas de pagar pedágio.

Disse que isso poderia dar paz e que não estaria advogando em causa própria  em folgas, ele já passeou de moto em Brasília e em outras cidades.

Tarcísio respondeu que vai pensar a respeito do pedido.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 21/01/2021 - 20:51