Agenda do Dia

Governo vai colocar mais dinheiro no programa de carros populares; veja o que movimenta a quinta (29)

29 jun 2023, 8:02 - atualizado em 29 jun 2023, 8:02
Carros popular, carro
Em 15 dias, mais de 80% dos recursos destinados ao programa de carros populares foram utilizados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma o julgamento de Jair Bolsonaro. (Imagem: Reuters)

Ontem, o ministro Fernando Haddad afirmou que o programa de incentivo à compra de carros populares será estendido e ainda será aberto para pessoas jurídicas.

Em entrevista para O Globo, o ministro da Fazenda disse que o governo e as montadoras não esperavam uma demanda tão grande, que os créditos destinados para o programa se esgotaram.

“O que aconteceu foi curioso porque nós não esperávamos que as pessoas físicas fossem esgotar o crédito na aquisição dos seus carros menos poluentes”, afirmou.

A última atualização do Ministério da Indústria, no dia 21 de junho, aponta que 80% dos recursos já foram utilizados. Ou seja, dos R$ 500 milhões destinados ao programa, R$ 400 milhões já foram solicitados pelas montadoras, após duas semanas do lançamento do programa.

Haddad disse que está conversando com o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a prorrogação do programa.

Hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma o julgamento de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente e seu companheiro de chapa nas eleições de 2022, o general da reserva Walter Braga Netto, são acusados de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Segundo o Partido Democrático Trabalhista (PDT), os crimes eleitorais foram cometidos durante um encontro de Bolsonaro com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022. Na ocasião, o então presidente alegou, sem apresentar qualquer prova, que o sistema eletrônico de votação brasileiro poderia ser fraudado e não seria auditável. As declarações foram transmitidas, ao vivo, pela TV Brasil.

Para analisar o caso, o TSE reservou as sessões dos dias 22, 27 e 29 de junho.

Confira a agenda de Lula desta quinta-feira (29)

Horário Programação Local
08h Entrevista à Rádio Gaúcha Palácio da Alvorada
09h Reunião com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Palácio do Planalto
10h Reunião com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
15h Reunião com o Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra Palácio do Planalto
16h Reunião com a Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck Palácio do Planalto
17h Reunião com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo Palácio do Planalto
18h Reunião com a Secretária-Executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente Palácio do Planalto
19h Abertura do XXVI Encontro do Foro de São Paulo Hotel San Marco

Economia

Chegou um dos eventos mais esperados pelo mercado nesta semana: a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) de julho. Tradicionalmente, é nesse encontro que o grupo define as metas de inflação. Neste ano, será debatido o parâmetro para 2026, além de uma eventual mudança no calendário seguido pelo Banco Central.

A ideia é que a meta passe de ano-calendário para contínua. Em geral, os países que seguem metas consideram a inflação acumulada em 12 meses de maneira contínua (se o mês é abril, então o Banco Central vai olhar os dados acumulados até abril do ano anterior). No entanto, aqui no Brasil, a meta de inflação se refere ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro a dezembro, o chamado ano-calendário.

Com a mudança, a política de verificação de cumprimento da meta será redefinido para o padrão internacional, deixando para o Banco Central definir o horizonte de convergência. Se a projeção se confirmar, será algo bem-visto pelo mercado, já que traz uma certa flexibilidade para a meta.

Já na agenda internacional, o destaque é o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre nos Estados Unidos.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (29)

Horário País Indicador
05h00 Zona do Euro Relatório Mensal do BCE
05h30 Reino Unido Crédito ao Consumidor (Maio)
06h00 Zona do Euro Confiança do Consumidor (Junho)
06h00 Zona do Euro Confiança de Serviços e Industrial
08h00 Brasil IGP-M (Junho)
09h00 Brasil Relatório Trimestral de Inflação
09h00 Brasil IPP – Índice de Preços ao Produtor (Maio)
09h30 EUA Pedidos de Seguro-Desemprego
09h30 EUA PIB
11h00 EUA Vendas Pendentes de Moradias (Maio)
20h30 Japão CPI (Junho)
20h30 Japão Taxa de Desemprego (Maio)
20h30 Japão Produção Industrial
20h30 China PMI Composto, Industrial e não manufatura

*Com Giovana Leal e Zeca Ferreira

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.