BusinessTimes

Governo vai mediar negociação entre MST e Suzano (SUZB3) sobre fazendas na Bahia

02 mar 2023, 15:40 - atualizado em 02 mar 2023, 18:14
MST
Membros do MST adentraram as fazendas da Suzano na madrugada da última segunda-feira no sul da Bahia (Imagem: Facebook/MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra)

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar anunciou nesta quinta-feira que vai mediar o conflito entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Suzano (SUZB3) na Bahia, após a empresa denunciar que três de suas fazendas de eucalipto foram alvo do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Membros do MST adentraram as fazendas da Suzano na madrugada da última segunda-feira no sul da Bahia. A empresa disse que as áreas “foram invadidas e danificadas ilegalmente” em atos que “violam o direito à propriedade privada”. O MST afirmou que as cerca de 1.700 famílias que participam da ação “reivindicam a desapropriação imediata dos latifúndios para fins de reforma agrária” e criticou ainda a monocultura de eucalipto na região.

O ministro Paulo Teixeira disse que foi procurado na quarta-feira por um vice-presidente da Suzano que buscou ajuda do governo para solucionar a situação, e que uma reunião foi realizada nesta manhã com a companhia.

Participaram da reunião o vice-presidente de relações corporativas da Suzano, Luís Bueno; a gerente de relações corporativas, Letícia Lopes; e o gerente de relações corporativas em Brasília, Leonardo Mercante, segundo o ministério.

“Eu hoje vou ligar para o MST, sugerindo a eles que possam negociar as questões relacionadas a este terreno e, portanto, nós vamos a partir de hoje levantar toda a situação do conflito”, disse Teixeira a jornalistas no Palácio do Planalto nesta quinta-feira após cerimônia de relançamento do programa Bolsa Família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“Nós vamos endereçar ao MST o pedido da Suzano de desocupação da área e temos o propósito de uma reunião com a Suzano e o MST na semana que vem. Este é o encaminhamento que fizemos já no dia de hoje em relação a este conflito no sul da Bahia”, acrescentou ele.

Mais tarde, o ministério disse em comunicado ter ouvido de representantes do MST que o conflito na área se deve à interrupção de diálogo, iniciado em 2011, entre a Suzano e 650 famílias assentadas na região acerca de projeto de desenvolvimento territorial sustentável, voltado à destinação de áreas da empresa à reforma agrária.

Teixeira disse em sua declaração que o caso teria relação com a Fibria, empresa fundida à Suzano no final da década passada.

A Suzano disse já ter ingressado com ações de reintegração de posse na Justiça e que na terça-feira obteve decisão favorável na cidade baiana de Mucuri. “As demais ações estão em análise e a companhia espera receber a mesma determinação de reintegração de posse nos próximos dias”, afirmou a fabricante de celulose, em nota. As outras fazendas ocupadas estão nos municípios de Teixeira de Freitas e Caravelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Questionado sobre se há a expectativa de que invasões do MST aumentem diante de um governo federal mais alinhado com o movimento, o ministro afirmou que a pasta tem uma área voltada para conflitos deste tipo e que tentará se antecipar a eles.

(Atualizada às 18:14)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar