Economia

Governo vai revisar projeção de alta do PIB em 2022 de 1,5% para 2%, diz Reuters

12 jul 2022, 15:27 - atualizado em 12 jul 2022, 15:27
Sede do Banco Central em Brasília
Segundo o boletim Focus mais recente, que coleta as projeções de mercado para indicadores econômicos, o PIB brasileiro deve crescer 1,59% neste ano (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A projeção oficial do governo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022 será revisada de 1,5% para 2%, informaram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto, em um movimento de melhora que também tem sido observado nas avaliações de mercado, mas em menor intensidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A apresentação pelo Ministério da Economia da nova grade de parâmetros do governo, usada para acompanhamento das contas públicas, está marcada para quinta-feira.

Os dados servem de base para avaliar o movimento das receitas e despesas federais.

Segundo o boletim Focus mais recente, que coleta as projeções de mercado para indicadores econômicos, o PIB brasileiro deve crescer 1,59% neste ano.

A estimativa dos analistas na semana anterior estava em 1,51%, enquanto a do início do ano havia ficado em 0,3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O setor de serviços teve um crescimento acima do esperado em maio, enquanto a produção industrial registrou o quarto mês seguido de ganhos, ainda que abaixo do esperado. O mercado de trabalho também tem surpreendido positivamente.

Com a atividade mais aquecida, o governo tende a estimar uma arrecadação tributária mais forte. Os recordes registrados até o momento nas receitas federais vêm sendo usados como argumento pela equipe econômica para dar aval a medidas com cortes tributários e ao pacote para turbinar benefícios sociais em ano eleitoral.

Em junho, o Banco Central também revisou sua estimativa para o crescimento do Brasil neste ano de uma alta de 1,0% para 1,7%, ponderando que a incerteza em relação às projeções segue maior do que a usual.

Mesmo com a melhora, o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, afirmou na segunda-feira que o crescimento econômico acima do esperado no primeiro semestre foi, em grande parte, transitório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A autoridade monetária também tem afirmado que o efeito da alta de juros no país provocará desaceleração no segundo semestre.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.