Empresas

GPA (PCAR3) antecipa assembleia de acionistas e mudanças no conselho entram no radar; entenda

27 jan 2026, 9:42 - atualizado em 27 jan 2026, 9:42
gpa fundo imobiliário FII
(Imagem: Wikiacommons)

Em meio a uma série de movimentações envolvendo o alto escalão, o GPA (PCAR3), dono da bandeira Pão de Açúcar e Extra, antecipou a data de sua próxima Assembleia Geral Ordinária (AGO) e convocou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ambas para o dia 27 de março de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A AGE está marcada para 11h, de forma exclusivamente digital, e prevê a deliberação de mudança no Estatuto Social da companhia para reduzir o prazo de mandato dos membros do conselho de administração; fixar o número de membros do conselho em nove; eleger membros e aprovar a qualificação dos membros independentes; entre outros detalhes sobre o Estatuto.

O comunicado do GPA destaca que a convocação da assembleia extraordinária ocorre a pedido do acionista Hugo Shoiti Fujisawa.

“Tendo em vista que o conselho de administração da companhia foi eleito em 6 de outubro de 2025 pelo procedimento de voto múltiplo e, desde então, dois conselheiros renunciaram a seus respectivos cargos, a assembleia deverá deliberar a eleição de todo o conselho de administração”, diz o GPA.

Segundo a varejista de alimentos, a decisão das datas considerou a otimização dos recursos da companhia para a realização de assembleias gerais, além de conceder aos acionistas um maior prazo para a apresentação de candidatos para a eleição do Conselho de Administração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As mudanças no GPA

Neste mês, o GPA informou ao mercado a eleição de Carlos Augusto Reis de Athayde Fernandes e de Eleazar de Carvalho Filho como membros do conselho de administração de forma interina. O movimento segue na esteira de uma série de mudanças na varejista de alimentos.

Ainda nos primeiros dias de 2026, o conselho do GPA elegeu Alexandre de Jesus Santoro como novo diretor presidente (CEO) da companhia, após a renúncia de Marcelo Pimentel dos cargos de CEO e de membro do conselho de administração em outubro de 2025.

No fim de agosto do ano passado, a família composta por André Luiz Coelho Diniz, Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz elevou a participação para 24,6% do capital do GPA e, em conjunto, se tornou a maior acionista do GPA, superando a empresa francesa Segisor.

A Segisor se tornou acionista após reorganização societária realizada em 2015 pela Casino, antiga controladora do Grupo Pão de Açúcar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar