GPA (PCAR3) anuncia mudanças no alto escalão e rejeita pedido de AGE feito por Rafael Ferri e Hugo Fujisawa
O GPA (PCAR3), dono do Pão de Açúcar e Extra, informou ao mercado a eleição de Carlos Augusto Reis de Athayde Fernandes e de Eleazar de Carvalho Filho como membros do conselho de administração da companhia.
De acordo com o fato relevante divulgado na noite de quarta-feira (14), a eleição dos conselheiros é interina e deve passar por ratificação na primeira Assembleia Geral que ocorrer após essa data.
O movimento segue na esteira de uma série de mudanças na varejista de alimentos.
Fernandes atua na holding de Silvio Tini, investidor que montou posição relevante no GPA, atingindo 10% do capital no final de 2025. Já Carvalho Filho é um nome próximo do Casino.
No fim de agosto do ano passado, a família composta por André Luiz Coelho Diniz, Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz elevou a participação para 24,6% do capital do GPA.
GPA rejeita pedido de Rafael Ferri
Em outro comunicado, o GPA rejeitou o pedido de convocação de assembleia geral feito acionistas Rafael Ferri e Hugo Shoiti Fujisawa em 6 de janeiro de 2026.
De acordo com o documento, a companhia verificou a participação acionária e constatou que, de acordo com a última base disponível, os solicitantes detêm menos que 3% (2,78%), tornando ilegítima a solicitação apresentada.
Ainda, a solicitação teve fundamento na existência de vagas em aberto no conselho após as renúncias ocorridas nos últimos meses de 2025. Mas a entrada dos dois novos conselheiros extingue essa possibilidade.
*Com informações do InvestNews