GPA (PCAR3) anuncia renúncia de membros do Conselho Fiscal

O GPA (PCAR3), grupo responsável pelas bandeiras Pão de Açúcar e Extra, anunciou neste domingo (17) que dois membros de seu Conselho Fiscal apresentaram renúncia. André Francez Nassar deixou o cargo de membro efetivo em 8 de agosto de 2025, e Diego Xavier Mendes renunciou como suplente em 16 de agosto.
A companhia informou que adotará as medidas necessárias para eleger os novos integrantes e manterá acionistas e mercado atualizados sobre o processo. O departamento de Relações com Investidores está disponível para esclarecimentos.
Nos últimos dias, o diretor de negócios Fréderic Garcia também deixou a empresa. Ele era o responsável pela implementação do modelo de proximidade, principal aposta do GPA nos últimos anos, que consiste em lojas de conveniência localizadas em áreas residenciais, com fácil acesso e tickets mais altos. As bandeiras desse formato incluem Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra.
- LEIA TAMBÉM: Descubra agora como se aposentar sem depender do INSS; Simule sua aposentadoria com a ferramenta 100% gratuita do Money Times em parceria com o BTG Pactual
Ao final do segundo trimestre de 2025, o GPA contava com 375 unidades nesse modelo, sendo cerca de 250 inauguradas nos últimos dois anos.
Segundo uma fonte próxima à companhia, há um “desconforto” dentro do conselho e dos comitês do grupo. “O GPA não demonstra uma liderança coesa em busca de um rumo definido, mas sim lideranças dissonantes e inseguras”, afirmou.
O grupo também passa por alterações entre seus maiores acionistas. Em julho, a família Coelho Diniz, ligada a uma rede de supermercados em Minas Gerais, elevou sua participação para mais de 17% do capital. Com um modelo de operação distinto, voltado para supermercados maiores, há preocupações de que essa mudança possa influenciar a direção estratégica do GPA.