Empresas

GPA (PCAR3) despenca após saída de diretor e mercado teme “mudança de rota”

13 ago 2025, 16:35 - atualizado em 13 ago 2025, 17:51
gpa (1)
(Imagem: Renan Dantas/Money Times)

As ações do GPA (PCAR3), grupo responsável pelas bandeiras Pão de Açúcar e Extra, caem forte na tarde desta quarta-feira (13), repercutindo a notícia de que o diretor de negócios da companhia, Fréderic Garcia, renunciou ao cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

GPA encerrou o pregão com recuo de 10,56%, com o papel negociado a R$ 2,71.

Fréderic era o principal responsável pela implementação do modelo de proximidade, maior aposta do Grupo Pão de Açúcar nos últimos anos.

O modelo se trata do formato de lojas de conveniência, focado em oferecer produtos e serviços em áreas residenciais, com fácil acesso para os consumidores (mas tickets maiores). As principais bandeiras desse formato são Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra.

No fim do segundo trimestre de 2025, o GPA, contando as bandeiras Mini Extra e Mini Pão de Açúcar, tinha 375 unidades no modelo, sendo que cerca de 250 delas foram abertas nos últimos dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma fonte familiarizada com o assunto afirmou que há um “desconforto” instalado no board e nos comitês do GPA. “O GPA não mostra uma liderança coesa em busca de um rumo certo, mas sim lideranças dissonantes e que mostram insegurança”, fala.

Além da saída de Fréderic, outro assunto no radar é também a saída de dois conselheiros independentes, no dia cinco de agosto.

O GPA vem passando por mudanças no que tange seus maiores acionistas. Em julho, a família Coelho Diniz, ligada a uma rede de supermercados em Minas Gerais, chegou a mais de 17% de participação no capital do grupo.

Com um modelo de negócio diferente em Minas Gerais, de supermercados maiores, há o temor de que o GPA volte a ter uma guinada em seu caminho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O modelo de proximidade era a principal aposta do GPA para ganhar relevância e melhorar a rentabilidade no curto. A saída d0 executivo acabou acendendo um alerta sobre a execução da estratégia, além de fortalecer a visão de que poder atrasar a implementação do modelo”, diz Caroline Sanchez analista da Levante.

Além da questão corporativo, o mercado também repercute os dados do varejo divulgados hoje mais cedo. O setor recuou 0,1% em junho, frustrando expectativas e com sua terceira queda consecutiva.

“O mercado, que já vinha cauteloso com o papel, interpretou a combinação como um aumento do risco. No varejo alimentar execução e consistência estratégica são determinantes, já que a concorrência é muito intensa”, acrescentou Sanchez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
vitor.azevedo@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar