GPA (PCAR3) elege nova composição para o conselho de administração; veja quem entrou

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nesta segunda-feira (6), o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) obteve aprovação para destituição do conselho de administração, com 369,4 milhões votos a favor, e elegeu a nova composição.
A AGE fixou ainda o número de membros do colegiado em nove, segundo ata divulgada ao mercado.
Os investidores Rafael Ferri e Ricardo Roldão, que estavam como candidatos, ficaram de fora do board. O investidor Rodolfo Costa Francisco levou uma das cadeiras dos minoritários.
A votação contou com voto múltiplo, mecanismo que permite aos acionistas distribuir seus votos entre menos candidatos, o que possibilita aumentar as chances de minoritários garantirem cadeiras no conselho.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, fica da seguinte forma após a eleição desta segunda (6):
- André Luiz Coelho Diniz (Membro Independente)
- Gustavo Jeronimo Viana Lobato Gonçalves (Membro Independente)
- Leandro Assis Campos (Membro Independente)
- Luiz Henrique Cunha Costa Alves (Membro Independente)
- Christophe José Hidalgo
- Marcelo Ribeiro Pimentel
- Helene Esther Bitton
- Edison Ticle de Andrade de Melo e Souza Filho (Membro Independente)
- Rodolfo Costa Neves Francisco (Membro Independente)
Houve ainda a eleição de Rômulo Santos Siqueira como membro efeito para o conselho fiscal e Décio Chaves Rodrigues na posição de suplente.
Família Coelho Diniz
No fim de agosto, a família composta por André Luiz Coelho Diniz, Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz elevou a participação para 24,6% do capital do GPA e, com isso, pediu a convocação de assembleia para discutir a destituição da atual composição e eleição de novos membros para o conselho.
Em conjunto, a família Coelho Diniz se torna a maior acionista do GPA, superando a empresa francesa Segisor, que tem pouco mais de 20% do capital. A Segisor se tornou acionista após reorganização societária realizada em 2015 pela Casino, antiga controladora do Grupo Pão de Açúcar.
Importante pontuar que o sobrenome Diniz não tem relação com o empresário falecido Abílio Diniz, que popularizou a rede Pão de Açúcar no Brasil. A família Coelho Diniz é dona de uma rede de supermercados no interior de Minas Gerais, com mais de 20 lojas em operação.