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GPA (PCAR3): Em meio a mudanças na diretoria e conselho, varejista promete custos menores

05 nov 2025, 11:35 - atualizado em 05 nov 2025, 11:35
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(Imagem: Renan Dantas/Money Times)

O GPA (PCAR3), que controla a rede de supermercados Pão de Açúcar, vai cortar custos, despesas e investimentos no ano que vem. A varejista tem um plano que prevê a redução do investimento para entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões, anunciou a empresa nesta quarta-feira.

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Nos 12 meses encerrados em 30 de setembro o investimento da empresa somou R$ 693 milhões.

O plano prevê também uma redução de ao menos R$ 415 milhões nas despesas operacionais em comparação à estimativa dessas despesas para o encerramento de 2025.

Rafael Russowski, que ocupa os cargos de presidente interino e diretor financeiro do GPA, disse a analistas durante apresentação dos resultados de terceiro trimestre que os cortes de gastos serão feitos em três grandes blocos: demissões de pessoal; reduções de consumo e alterações e otimização de escopo.

Os cortes já vinham ocorrendo e visam reduzir uma estrutura “inchada”, disse o executivo.

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Além das demissões, ele destacou iniciativas como a otimização dos custos nos canais de comunicação, publicidade, redução de contratos de “facilities”, consultorias e despesas com tecnologia.

No terceiro trimestre, o grupo realizou a segunda etapa do processo de simplificação da estrutura administrativa com a redução de cerca de 700 cargos, principalmente na sua sede.

Russowski reafirmou planos de venda de ativos não estratégicos, onde a totalidade dos recursos gerados serão aplicados para a redução da dívida bruta.

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O executivo comentou ainda que espera a conclusão de uma venda “significativa” em um prazo “razoavelmente curto”, mas não deu detalhes.

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O GPA divulgou na noite de terça-feira lucro líquido de R$137 milhões para o terceiro trimestre, revertendo prejuízo de R$310 milhões no mesmo período de 2024.

As ações da empresa exibiam alta de 1,32% às 10h49, enquanto o Ibovespa mostrava ganho de 0,3%.

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A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
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