GPA (PCAR3) recebe indicações para conselhos de administração e fiscal; veja nomes

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), ou apenas GPA, recebeu a indicação de nomes para compor o conselho de administração e fiscal da companhia.
Ricardo Maciel de Gouveia Roldão, detentor de 1,85% do capital social, realizou a sua própria indicação como candidato para o conselho de administração, em caso de adoção do procedimento de voto múltiplo, que será deliberada na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), convocada para esta segunda-feira (6).
O voto múltiplo é um mecanismo que permite uma vaga no conselho para acionistas minoritários.
- SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor
Gouveia Roldão é fundador da rede de atacarejo Roldão Atacadista e anteriormente atuou como presidente da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço entre 2014 e 2018.
No entanto, o mapa sintético consolidado de votação à distância da AGE mostra que a maioria votou contra adoção do voto múltiplo. Vale pontuar que o mapa não reflete a totalidade dos acionistas com direito a voto e a posição pode ser alterada até a assembleia.
Já André Luiz Coelho Diniz indicou Rômulo Santos Siqueira como membro titular do conselho fiscal da companhia, e Décio Chaves Rodrigues como seu suplente, para eleição que deve ocorrer na mesma AGE.
As mudanças no GPA
No fim de agosto, a família composta por André Luiz Coelho Diniz, Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz elevou a participação para 24,6% do capital do GPA e, com isso, pediu a convocação de assembleia para discutir a destituição da atual composição e eleição de novos membros para o conselho.
Em conjunto, a família Coelho Diniz se torna a maior acionista do GPA, superando a empresa francesa Segisor, que tem pouco mais de 20% do capital. A Segisor se tornou acionista após reorganização societária realizada em 2015 pela Casino, antiga controladora do Grupo Pão de Açúcar.
Importante pontuar que o sobrenome Diniz não tem relação com o empresário falecido Abílio Diniz, que popularizou a rede Pão de Açúcar no Brasil. A família Coelho Diniz é dona de uma rede de supermercados no interior de Minas Gerais, com mais de 20 lojas em operação.