Empresas

GPA (PCAR3) recebe indicações para conselhos de administração e fiscal; veja nomes

06 out 2025, 8:37 - atualizado em 06 out 2025, 8:37
pão de açúcar gpa (1)
(Imagem: Wikiacommons)

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), ou apenas GPA, recebeu a indicação de nomes para compor o conselho de administração e fiscal da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ricardo Maciel de Gouveia Roldão, detentor de 1,85% do capital social, realizou a sua própria indicação como candidato para o conselho de administração, em caso de adoção do procedimento de voto múltiplo, que será deliberada na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), convocada para esta segunda-feira (6).

O voto múltiplo é um mecanismo que permite uma vaga no conselho para acionistas minoritários.

Gouveia Roldão é fundador da rede de atacarejo Roldão Atacadista e anteriormente atuou como presidente da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço entre 2014 e 2018.

No entanto, o mapa sintético consolidado de votação à distância da AGE mostra que a maioria votou contra adoção do voto múltiplo. Vale pontuar que o mapa não reflete a totalidade dos acionistas com direito a voto e a posição pode ser alterada até a assembleia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

André Luiz Coelho Diniz indicou Rômulo Santos Siqueira como membro titular do conselho fiscal da companhia, e Décio Chaves Rodrigues como seu suplente, para eleição que deve ocorrer na mesma AGE.

As mudanças no GPA

No fim de agosto, a família composta por André Luiz Coelho Diniz, Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz elevou a participação para 24,6% do capital do GPA e, com isso, pediu a convocação de assembleia para discutir a destituição da atual composição e eleição de novos membros para o conselho.

Em conjunto, a família Coelho Diniz se torna a maior acionista do GPA, superando a empresa francesa Segisor, que tem pouco mais de 20% do capital. A Segisor se tornou acionista após reorganização societária realizada em 2015 pela Casino, antiga controladora do Grupo Pão de Açúcar.

Importante pontuar que o sobrenome Diniz não tem relação com o empresário falecido Abílio Diniz, que popularizou a rede Pão de Açúcar no Brasil. A família Coelho Diniz é dona de uma rede de supermercados no interior de Minas Gerais, com mais de 20 lojas em operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.