GPA (PCAR3) reduz prejuízo líquido a R$216 mi no 2T25

O GPA (PCAR3) reduziu seu prejuízo líquido consolidado do segundo trimestre de 2025 (2T25) para R$216 milhões, ante perda de R$332 milhões apurada no mesmo período do ano passado, com melhora no desempenho operacional dado o deslocamento da Páscoa para o trimestre encerrado em junho.
O prejuízo também é menor que o esperado por analistas, de R$235 milhões, segundo média de estimativas compiladas pela LSEG.
Dona da rede de supermercados Pão de Açúcar, a empresa teve resultado operacional, medido pelo Ebitda ajustado, de R$420 milhões no segundo trimestre, alta de 6,1% ano a ano, com expansão de 0,2 ponto percentual na margem, para 9%.
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As vendas totais do grupo, que ainda incluem a bandeira Extra, somaram quase R$5,1 bilhões nos três meses terminados em junho, crescimento de 5,8% no comparativo anual, enquanto o faturamento líquido do período totalizou aproximadamente R$4,7 bilhões, 4,2% maior versus um ano antes, segundo balanço divulgado nesta terça-feira.
A varejista de alimentos disse no relatório de resultados que o desempenho no trimestre foi favorecido pelo efeito sazonal positivo na comparação anual, especialmente pelo deslocamento do feriado de Páscoa para o segundo trimestre.
No conceito mesmas lojas, excluindo o impacto positivo da sazonalidade no calendário, as vendas aumentaram 5,1%, disse o GPA, com crescimento de 6,5% na bandeira Pão de Açúcar, que representa metade das vendas totais do grupo.
Ao mesmo tempo, a empresa anunciou que vai deixar de divulgar projeções para abertura de novas lojas a partir do segundo trimestre devido à “menor intensidade prevista de inaugurações no segundo semestre de 2025 e ao longo de 2026”.
“A decisão reflete a combinação entre o avanço relevante já alcançado no plano de expansão – com 213 das 300 lojas previstas já inauguradas – e um ambiente macroeconômico mais desafiador, marcado pelos recentes aumentos na taxa de juros”, acrescentou.
O GPA inaugurou nove novas lojas no segundo trimestre, sendo cinco unidades do Minuto Pão de Açúcar, três Mini Extra e uma nova loja pontual da bandeira Extra Mercado.