IIF

Gráfico do Dia: Dívida global da América Latina em relação ao PIB cresce 6,8 pontos percentuais

01 fev 2019, 16:29 - atualizado em 01 fev 2019, 16:31

O Gráfico do Dia do Money Times, nos enviado nesta sexta-feira (1) pelo Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), entidade que reúne os 500 maiores bancos do mundo, revela o nível de endividamento dos países emergentes com a diferença, em pontos percentuais, entre o terceiro trimestre de 2017 e 2018.

Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro

De acordo com o relatório, a dívida global da América Latina em relação ao PIB aumentou em 6,8 pontos. A maior parte da nova dívida é originária do governo, principalmente da Argentina e do Brasil.

A dívida geral da Argentina em relação ao PIB aumentou em 33,4 pontos percentuais entre o terceiro trimestre de 2017 e o terceiro trimestre de 2018. 23,2 pontos percentuais do aumento geral da dívida originaram-se do seu governo. A dívida em moeda estrangeira da Argentina em relação ao PIB em suas empresas não financeiras e o governo permanecem em 12,4 p.p. e 66,6 p.p., respectivamente, a partir de janeiro de 2019.

A dívida geral do Brasil em relação ao PIB aumentou 4,4 p.p. entre o terceiro trimestre de 2017 e o terceiro trimestre de 2018. Embora a dívida do governo tenha aumentado 5,7 p.p., tanto as empresas domésticas quanto as não financeiras reduziram sua dívida em relação ao PIB. A dívida em moeda estrangeira do Brasil em relação ao PIB no setor não financeiro permanece em 16,8 p.p. em janeiro de 2019.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.