Guerra Comercial

‘Grande progresso feito’, diz Trump sobre negociações com a China

11 maio 2025, 11:48 - atualizado em 11 maio 2025, 11:48
china e eua estados unidos trump
Negociações entre China e Estados Unidos tiveram grandes progressos, segundo Donald Trump (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

Neste fim de semana as negociações entre Estados Unidos e China entraram nos holofotes do mundo. Ontem (10), o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, se reuniu com o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, na Suíça.

Bessent já havia ressaltado que essa primeira conversa estaria concentrada na redução das tensões comerciais entre os dois países, sem expectativa de um grande acordo. De fato, nenhum novo anúncio comercial ocorreu até o momento de publicação desta matéria.

Apesar disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social, a Truth, que houve a discussão de muitos assuntos, com muitas concordâncias. As conversas continuam neste domingo (11).

“Queremos ver, para o bem da China e dos EUA, uma abertura da China para os negócios americanos. Grande progresso feito”, publicou Trump.

Bessent e He se encontraram em Genebra após semanas de tensões crescentes, nas quais as taxas sobre importações de bens entre as duas maiores economias do mundo ultrapassaram os 100%.

A disputa comercial, combinada com a decisão do mês passado do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor taxas a dezenas de outros países, interrompeu as cadeias de suprimentos, perturbou os mercados financeiros e alimentou temores de uma forte crise global.

Trump disse na sexta-feira (9) que uma tarifa de 80% sobre produtos chineses “parece correta”, sugerindo pela primeira vez uma alternativa às taxas de 145% que ele impôs às importações chinesas.

*Com informações da Reuters

 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
A Super Quarta vem aí!

Saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA com o Giro do Mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar