Quem é Greg Abel, escolhido para suceder Buffett na Berkshire Hathaway

O executivo canadense Greg Abel deve assumir a cadeira de presidente-executivo da Berkshire Hathaway, a holding de investimentos de Warren Buffet, no fim deste ano. Ele foi anunciado como sucesso do megainvestidor durante o evento anual da empresa em Ohama, nos Estados Unidos, realizado no último sábado (3).
Nos últimos sete anos, Abel esteve supervisionando a ferrovia BNSF, as fabricantes de doces Sees Candies e Dairy Queen, além de dezenas de outras empresas de manufatura e varejo que Buffett adquiriu ao longo dos anos.
O executivo, conhecido pela discrição, entrou na Berkshire em 2000 e fez carreira na empresa, ocupando diferentes cargos de comando. Entre 2014 e 2018, ele presidiu a divisão da Berkshire Hathaway Energy. Atualmente, Abel atua como vice-presidente de operações dos negócios.
Em 2021, a Berkshire já havia confirmado Abel como sucessor de Buffett, depois que o ex-vice-presidente Charlie Munger deixou escapar a informação na reunião anual. Desde então, Abel permaneceu em grande parte na sombra de Buffett, embora os acionistas tenham tido a chance de conhecê-lo um pouco quando ele apareceu ao lado de Buffett nas reuniões anuais e em entrevistas.
- Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como
Aposentadoria de Warren Buffett
Durante a conferência anual, Warren Buffett anunciou a aposentaria aos 94 anos. Ele, porém, afirmou que continuará presente em “algumas situação”, mas a decisão final será de Abel em qualquer assunto.
O megainvestidor também assegurou que não venderá nenhuma de suas ações da Berkshire. “A decisão de manter todas as ações é econômica, pois acredito que as perspectivas da Berkshire serão melhores sob a gestão de Greg do que sob a minha”, declarou Buffett.
Agora, após o anúncio, o conselho da Berkshire votará se aprova formalmente Greg Abel como o novo CEO para assumir no final de 2025. Buffett disse que espera que isso ocorra por votação unânime.
*Com informações de Associated Press, Estadão Conteúdo e Financial Times