Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Greve pode impedir que França lucre com a segunda maior colheita de trigo de sua história

15/01/2020 - 15:58
Trigo
Ameaça: aumento das exportações corre risco, devido a possíveis greves (Imagem: REUTERS/Vincent Kessler)

A agência agrícola da França elevou sua estimativa para os embarques de trigo soft do país para fora da União Europeia nesta temporada, movimento que ocorre pelo quarto mês consecutivo, mas alertou que greves no setor de transportes podem afetar as exportações, uma vez que impedem que a oferta de grãos chegue aos portos.

Em projeções mensais de oferta e demanda publicadas nesta quarta-feira, a FranciAgriMer estimou as exportações de trigo soft da França para fora da UE na temporada 2019/20 (até 30 de junho) em 12,4 milhões de toneladas, ante 12,2 milhões vistos em dezembro. A previsão inicial, realizada em setembro, previa embarques de 11 milhões de toneladas.

Maior produtora de grãos da UE, a França teve suas perspectivas de exportação favorecidas pela segunda maior colheita de trigo soft da história, pela competição menor que o usual da Rússia e por vendas atípicas do cereal para a China.

Estoques

Por outro lado, embora os exportadores tenham conseguido utilizar estoques nos portos para carregar navios em dezembro, a menor disponibilidade de produtos em função das greves contra a reforma da previdência local eleva o risco de que exportadores recorram a outros países em busca de grãos, disseram representantes da FranceAgriMer.

“Os indicadores são positivos para as exportações francesas na segunda metade desta temporada”, disse a jornalistas o chefe da unidade de grãos da agência, Marc Zribi. “Seria triste se problemas logísticos afetassem essa performance de exportação.”

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Segundo o órgão, exportadores de grãos ainda não reportaram perdas de vendas, e alguns participantes de mercado continuam a estimar os embarques para fora da UE nesta temporada em até 13 milhões de toneladas.

Mas, em um sinal do crescente aperto na oferta, diversas fábricas de ração animal na França interromperam produção desde sexta-feira por causa da falta de abastecimento de grãos, disse Benoit Pietrement, chefe do comitê de grãos da FranceAgriMer.

Última atualização por Márcio Juliboni - 15/01/2020 - 16:13