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Grupo Mateus (GMAT3) lucra R$ 311 milhões no 4T22; em 2022, reporta ganho bilionário

08 mar 2023, 20:22 - atualizado em 08 mar 2023, 20:23
Grupo Mateus
Grupo Mateus termina 2022 com lucro acumulado de R$ 1,06 bilhão (Imagem: Grupo Mateus/Divulgação)

O Grupo Mateus (GMAT3) reportou lucro de R$ 311 milhões no quarto trimestre de 2022, crescimento de 49,3% sobre os R$ 208 milhões registrados no mesmo período de 2021, mostra o relatório divulgado pela companhia nesta quarta-feira (8).

Em 2022, o lucro líquido da companhia totalizou R$ 1,06 bilhão, alta de 38,5% em relação a 2021.

Excluindo os efeitos extraordinários, o grupo reportou lucro de R$ 206 milhões no quarto trimestre, queda anual de 9,2%. No acumulado do ano, o montante se manteve em R$ 1 bilhão, avanço de 15,7% em relação a 2021.

A receita líquida da empresa subiu 36,6% nos últimos três meses do ano passado, totalizando R$ 6,06 bilhões. Nos 12 meses de 2022, o montante acumulado foi de R$ 21,7 bilhões.

O indicador de Vendas Mesmas Lojas (SSS) avançou tanto no trimestre quanto no ano, atingindo 11,7% no quarto trimestre e 13,4% em 2022.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu mais da metade no quarto trimestre, a R$ 448 milhões, com margem de 7,4%. No ano, o montante reportado foi de R$ 1,48 bilhão, alta de 42,7%, com margem de 6,8%.

Sem efeitos extraordinários, o Ebitda totaliza R$ 1,4 bilhão, um aumento de 23,9% quando comparado ao valor registrado em 2021, com uma margem de 6,5%.

Dentro do quarto trimestre, explica o Grupo Mateus, foram contabilizados R$ 152,8 milhões (R$ 88,4 milhões + R$ 64,4 milhões) referentes a créditos de PIS/COFINS aos quais a companhia tinha direito e não vinham sendo utilizados.

Em 2022, o Grupo Mateus realizou 31 inaugurações no ano, sendo 16 atacarejos, nove varejos e seis eletros. Com isso, a companhia encerrou o ano com 232 lojas em operação.

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Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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