BusinessTimes

GS1 Brasil: Atividade industrial cresce 13,3% em junho

10 jul 2019, 13:39 - atualizado em 10 jul 2019, 13:39
Indústria
(Imagem: Alex Pazzuelo/Agência de Comunicações do Governo do Estado do Amazonas)

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, baseado na intenção da indústria em lançar produtos no mercado e medido pelo GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria, cresceu 13,3% em junho sob análise dessazonalizada.

No comparativo ano a ano, o indicador revelou alta de 14,3%, enquanto o crescimento dos últimos 12 meses foi de 15,5%. Nos primeiros seis meses de 2019, a intenção da indústria em lançar produtos subiu 4,3%.

“Neste primeiro semestre de 2019, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentou crescimento em quatro dos seis meses, tendo junho como destaque com o maior indicador desde novembro do ano passado”, afirmou Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Os resultados acumulados nos mostram que o empresariado se mantém confiante para o lançamento de novos produtos”.

Setores

Os setores que mais se destacaram de forma negativa na análise mensal dessazonalizada foram Têxtil, com queda de intenção de 56%, e Produtos Diversos, de 36,4%. O setor que apresentou maior variação positiva foi Bebidas, com crescimento de 36,4%.

Na comparação ano a ano, o setor de Bebidas atingiu alta de 50%. O Têxtil, por outro lado, sofreu queda de 53,8%.

No acumulado dos últimos 12 meses, Vestuário e Acessórios apresentou crescimento de 35,4%, seguido por Bebidas, com 28,6%.

Regiões

De maio para julho, o índice cresceu 12,7% na região Sudeste. Por outro lado, houve queda de 38,9% no Norte e de 21,8% no Centro-Oeste.

Entre junho de 2018 e junho de 2019, as regiões Nordeste e Sudeste tiveram as maiores variações, com 12,2% cada uma.

Norte, por sua vez, registrou aumento de 47,6% da intenção da indústria em lançar produtos no mercado nos últimos 12 meses, enquanto o aumento na região Sul foi de 9,7%.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.