Economia

Guedes vê reformas avançando após eleição de 2022

16 maio 2021, 12:59 - atualizado em 16 maio 2021, 12:59
Paulo Guedes
“Bolsonaro já apoiou 98% da agenda liberal e agora está apoiando 65% dela”, disse Guedes (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O comandante da equipe econômica faz uma avaliação franca de seu relacionamento de dois anos e meio com o presidente Jair Bolsonaro: os dois confiam um no outro e continuam a trabalhar por reformas estruturais importantes, mas o apoio do presidente à agenda pró-mercado diminuiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse à Bloomberg News na quinta-feira que propostas para reformar o sistema tributário do país e reduzir gastos com funcionalismo serão aprovadas este ano, bem como projetos que permitem o avanço de mais privatizações. Mais à frente, quem quer que seja eleito não terá alternativa a não ser seguir no caminho das reformas para que a economia continue crescendo, disse ele.

Os desafios, no entanto, são abundantes, considerando que há uma CPI que investiga como o governo está lidando com a pandemia e consome a energia do Legislativo. Além disso, em poucos meses, a atenção dos parlamentares se voltará para a eleição presidencial do próximo ano, enquanto Bolsonaro está cada vez mais forçado a ceder às demandas dos partidos de centrão em troca de apoio no Congresso.

“Bolsonaro já apoiou 98% da agenda liberal e agora está apoiando 65% dela”, disse Guedes durante entrevista em seu gabinete em Brasília. “Pretendo ajudá-lo a cumprir esse compromisso. Enquanto isso estiver funcionando, está tudo certo.”

O próprio Guedes encara 2022 com uma atitude liberal. Depois de se unir à campanha presidencial de Bolsonaro em 2018 com uma agenda pró-mercado inspirada na escola da Chicago, ele brinca sobre apoiar um candidato que apoiasse totalmente suas propostas. “Apareceu aí o Reagan brasileiro ou a Tatcher brasileira que falou que vai privatizar tudo… Eu vou falar, posso ajudar ele, presidente?”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Real fortalecido

Guedes, 71, aposta que o real se fortalecerá à medida que privatizações, investimentos e reformas estruturais transformarem a recuperação cíclica do Brasil em uma recuperação sustentada.

Enquanto a MP que abre caminho para a venda da  Eletrobras (ELET3) (ELET6) deve ser votada no Congresso na semana que vem, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que vai detalhar a tramitação da reforma tributária nos próximos dias.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br