Guerra de preços e excesso de capacidade prejudicam finanças das montadoras chinesas

O setor automotivo da China está sofrendo com o excesso de capacidade e uma prolongada guerra de preços, levantando alertas entre reguladores e executivos da indústria, que alertam que a turbulência está comprometendo a viabilidade de longo prazo do setor.
Os principais líderes da China prometeram intensificar a regulamentação contra cortes agressivos de preços e apoiar a eliminação gradual e ordenada de capacidades de produção obsoletas, segundo a mídia estatal informou no início deste mês.
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Dados da LSEG referentes a 33 montadoras listadas com sede na China mostram uma deterioração generalizada nos principais indicadores financeiros nos últimos seis anos, destacando o impacto de uma guerra de preços brutal iniciada em 2023.
Os dados indicam que o prazo médio que as montadoras levaram para pagar seus fornecedores e outros credores de curto prazo aumentou para 108 dias em 2024, contra 99 dias em 2019.
Em 1º de junho, entrou em vigor uma nova regulamentação exigindo que grandes empresas liquidem pagamentos em até 60 dias após o recebimento de bens, serviços de engenharia ou materiais.
Joerg Wuttke, sócio do DGA-Albright Stonebridge Group, com sede em Washington, disse que fornecedores europeus e alemães geralmente recebem pagamento em 40 a 50 dias.
“Essa nova regulamentação vai nivelar o campo de jogo e basicamente impedir que essas montadoras transformem seus fornecedores em bancos”, afirmou.
Entre as grandes marcas, a líder em vendas de veículos elétricos, BYD, levou em média 127 dias para pagar fornecedores e credores de curto prazo em 2024, acima dos 81 dias em 2019, segundo dados da LSEG.
Quando questionada sobre os dados, a BYD afirmou que seu prazo médio de pagamento a fornecedores, considerando contas a pagar e notas promissórias, caiu de 139 dias em 2019 para 127 dias em 2024.
O prazo da Geely Automobile também aumentou, passando de 139 dias em 2019 para 193 dias em 2024, segundo a LSEG. Na contramão da tendência, a Great Wall Motor reduziu seu ciclo de pagamento de 115 dias em 2019 para 94 dias em 2024.
Metas de vendas elevadas
Os níveis combinados de estoque do setor mais que dobraram, alcançando 370 bilhões de yuans (US$ 51,55 bilhões) em 2024, mesmo com concessionárias reclamando que muitas montadoras estavam despejando carros nelas para alcançar metas de vendas elevadas.
A dívida total das montadoras disparou 56% no ano passado em comparação aos níveis de 2019. A mediana da relação dívida/patrimônio subiu 21 pontos percentuais, chegando a 51,3%.
A margem de lucro líquido mediana do setor caiu para apenas 0,83% em 2024, contra 2,7% em 2019.
A BYD, no entanto, aumentou sua margem de lucro para 5,4%, acima dos 1,7% de 2019. A empresa, que fabrica carros e componentes para celulares, atribuiu a melhora à mudança no mix de negócios, já que a receita automotiva passou de 49,5% para 79,4% da receita total no período.
A Nio Inc. e a Xpeng Inc., duas das marcas de veículos elétricos mais conhecidas da China, estavam entre as que tinham os prazos de pagamento mais longos entre as 33 empresas analisadas.
Essas duas companhias estenderam seus prazos de pagamento a fornecedores e credores de curto prazo para 223 dias e 237 dias, respectivamente.
Ambas continuam operando no vermelho, embora tenham melhorado significativamente suas margens negativas ao longo do período.
A Nio declarou que se comprometerá a pagar fornecedores dentro do prazo de 60 dias.
A Xpeng afirmou que sua liquidez em caixa continua a melhorar e citou comentários feitos pelo CEO He Xiaopeng na última quinta-feira durante um evento com a mídia, afirmando que a empresa também, como outras, se esforçará para cumprir o compromisso de pagar fornecedores em até 60 dias o mais rápido possível.