BusinessTimes

Guerra de streaming: concorrência impacta empresas, mas beneficia clientes; entenda

31 maio 2022, 16:20 - atualizado em 28 jun 2022, 9:41
streaming
A guerra de streamings gera desafios às empresas, mas beneficia os clientes (Imagem: Unsplash/Nicolas J Leclercq)

Se o objetivo da Netflix era competir com as milhares de salas de cinema ao redor do mundo com o streaming (e até as emissoras de televisão), ela conseguiu. A gigante teve uma década de crescimento e mudou a forma como a população global conhecia o consumo de filmes e séries.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, no primeiro trimestre de 2022, a marca viu sua primeira queda em anos: mais de 200 mil usuários deixaram o aplicativo. E os números podem ser ainda mais expressivos: em abril, a Netflix contou que sua expectativa era perder 2 milhões de inscritos até julho.

A notícia levou a empresa a perder U$ 30 bilhões em valor de mercado e as ações caíram 25%.

Mas o que causou tamanha queda? 

É claro que não podemos deixar de lado a guerra na Ucrânia e a consequente retirada da Netflix da Rússia, ou mesmo o fim da pandemia e do isolamento social, mas é nítido que, em seu caminho para o sucesso, a plataforma acabou inspirando outras produtoras de filmes e emissoras de TV a entrarem para o universo do streaming.

A alta oferta de mercado causou uma verdadeira batalha entre as grandes marcas, na qual a disputa agora não é apenas por novos inscritos, mas pela retenção dos usuários já existentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro fator que é influenciado pela forte concorrência e altera a taxa de assinaturas é o compartilhamento de senhas entre os usuários.

Uma pessoa que possui uma conta na Amazon Prime Video pode “pedir a senha emprestada” a um conhecido que pague outro serviço de streaming, como a Disney+ ou a HBO Max. Assim, é possível acessar os conteúdos de diversas marcas pagando apenas uma.

Se antes, o compartilhamento de senhas era um problema, hoje, é o maior desafio das empresas. E ainda não há uma fórmula correta para vencê-lo.

O que as plataformas de streaming estão fazendo?

Para driblar a concorrência e conquistar a fidelidade dos clientes, as plataformas estão tendo que quebrar a cabeça e inovar constantemente, seja nos conteúdos oferecidos, na estética de seus aplicativos ou no preço de suas assinaturas. O problema é que, enquanto as empresas gastam milhões nas atualizações de seus catálogos, os lucros não acompanham tais investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mais beneficiados nisso tudo são os próprios consumidores, que se deparam com a quantidade e qualidade dos filmes como nunca se viu antes.

Com o senso crítico cada vez mais refinado e as devidas exigências da população, fica a dúvida de como será o futuro dos serviços de streaming.

Receba as principais notícias de Marketing

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Formado em marketing, Luiz atua há mais de 8 anos no mercado mobile e digital passando por empresas como Oracle e AppsFlyer. Tendo vasta experiência com estratégias de mobile growth e engajamento de clientes, o profissional atualmente é líder da área de vendas da CleverTap, com foco na expansão do mercado brasileiro. Apaixonado por futebol, música e voluntariado.
luiz.lima@moneytimes.com.br
Formado em marketing, Luiz atua há mais de 8 anos no mercado mobile e digital passando por empresas como Oracle e AppsFlyer. Tendo vasta experiência com estratégias de mobile growth e engajamento de clientes, o profissional atualmente é líder da área de vendas da CleverTap, com foco na expansão do mercado brasileiro. Apaixonado por futebol, música e voluntariado.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar