Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Guiabolso cria braço para acesso de empresas a dados financeiros de consumidores

20/01/2020 - 13:22
GuiaBolso Finanças Pessoais Startup Empresas
A ferramenta permite a acesso a informações como renda, gastos em algumas categorias e saldo da conta corrente, o que pode ser usado por empresas financeiras para melhorar a avaliação de risco  (Imagem: LikendIn/GuiaBolso)

A plataforma de finanças pessoais Guiabolso criou um serviço que permitirá que empresas acessem dados financeiros previamente autorizados, mostrando como companhias estão se antecipando à implantação do open banking.

Batizado de Guiabolso Connect, o serviço, disponível para qualquer pessoa na hora de contratar o produto na empresa, permite acesso a informações como renda, gastos em algumas categorias e saldo da conta corrente, o que pode ser usado por empresas financeiras para melhorar a avaliação de risco para oferta de produtos como crédito, seguros, investimentos e seguro fiança.

Em vez do acesso direto aos dados que o Guiabolso tem aos seus mais de 6 milhões de clientes, como extratos bancários, as instituições interessadas recebem informações qualitativas, sem compartilhar os dados brutos do usuário.

“É uma ferramenta um pouco mais profunda do que o serviço oferecido pelos bureaus de crédito, diz Fátima Rios, chefe do Guiabolso Connect, salientando que o negócio se encaixa no modelo do open banking, sistema em dá às pessoas o poder sobre acesso aos seus dados bancários e que deve entrar em vigor no Brasil no final de 2020, segundo previsões do Banco Central.

Serviços Consumo Consumidor Inflação
As instituições interessadas recebem informações qualitativas, sem compartilhar os dados brutos do usuário (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Segundo ela, vantagens potenciais para o consumidor com o uso do serviço incluem redução de juros de crédito para os que mostrarem que têm melhor nível de risco, e agilidade na contratação de serviços, ao poder alugar ou comprar um imóvel sem ter que juntar documentos para comprovar renda.

Segundo o presidente do Guiabolso, Thiago Alvarez, o serviço amplia o acesso de pessoas a produtos financeiros antes não oferecidos devido a limitações de se avaliar perfil com o uso só de bureaus de crédito tradicionais ou documentos físicos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Para as empresas, a ferramenta mitiga o risco de fraude de documento falsos, diminui custos com back office e reduz o risco de calote, diz Fátima.

“Chegamos a observar que o nível de precisão na análise de risco dos clientes chega a ser 50% maior quando se usa a análise mais completa do score e histórico financeiro”, afirma a Fátima.

A nova oferta do Guiabolso foi lançada dias após a gigante de cartões Visa ter anunciado na semana passada a compra da fintech norte-americana Plaid, que presta esse tipo de serviço, por 5,3 bilhões de dólares.

Última atualização por Bruno Andrade - 20/01/2020 - 13:39