Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Gustavo Ruiz: Outros 5 fatos que você não pode deixar de saber sobre conflitos de interesse

14/07/2020 - 10:47
Seguros Planejamento Carreiras
“Hoje, trago mais cinco apontamentos sobre o tema para que você tenha uma opinião completa sobre o assunto” (Imagem: Unsplash/@helloquence)

Na semana passada publiquei neste espaço um artigo em que listava 5 fatos sobre conflito de interesse que julgo importantes que você, investidor ou profissional do mercado financeiro, saiba. Hoje, trago mais cinco apontamentos sobre o tema para que você tenha uma opinião completa sobre o assunto.

Fato 6: Previsões de Chip Roame

Chip Roame, sócio da Tiburon Strategic Advisors, é uma das maiores referências no mundo dos advisors. Abaixo, inclui uma frase dita sobre ele.

“Roame fez várias previsões sobre onde ele acha que o negócio de assessoria vai estar ao longo da próxima década. Ele acredita que os grandes vencedores serão os assessores fee-based” (em tradução livre).

Fato 7: Importância do Advisor

De forma geral, o advisor é aquela pessoa que pode ajudar o cliente de maneira alinhada com ele e trazendo os melhores conselhos. Além disso, mais de três quartos dos entrevistados nos EUA usam um financial advisor. Essas são as respostas de uma pesquisa recente de como os Advisors ajudam os investidores.

Fato 8: Conselho ao futuro advisor 

As principais razões dos investidores trabalharem com advisors: Honestidade, Confiança (19%), Relação íntegra (16%) , Conhecimento e qualidade de conselhos (13%).

Se eu fosse dar alguns conselhos para quem pensa em atuar nesse ramo, eles seriam:

  1. Entenda muito bem as diferenças e possibilidades dos modelos de atuação;
  2. Escolha um modelo que esteja alinhado com seus objetivos e propósitos;
  3. Escolha uma instituição que seja capaz de atender os itens a e b.
  4. Escolha um um item a + b + c capaz de suportar os conceitos acima: honestidade, confiança, Relação íntegra, conhecimento e qualidade de conselhos.

Fato 9: A nova onda

O modelo de cobrança fee based evoluiu muito nos últimos anos e hoje é o principal modelo utilizado nos EUA. Em 2011, o modelo de comissões (o mesmo utilizado pelos AAIs aqui no Brasil), representava 18% do mercado contra 10% do modelo de fee only. Já no final de 2019 o primeiro modelo estava em 20% e foi ultrapassado pelo de fee, que representa 31% dos casos dos clientes.

Fato 10: Modelo 3.0

O mercado financeiro é repleto de excelentes profissionais, especialmente os que estão na ponta atendendo os clientes, como Gerentes e Agente Autônomos. Contudo, tenho certeza que toda essa poeira levantada com a briga dos grandões não os deixou mais fortes, muito pelo contrário.

Não é meu objetivo entrar nessa briga, mas tenho interesse em defender esses profissionais do bem para continuem fazendo seu excelente trabalho e possam navegar na jornada se desenvolvendo como profissionais e criando negócios altamente rentáveis.

A excelência nesse trabalho está cada vez mais correlacionada ao nível e profundidade de informação que o cliente tem acesso. Não podemos deixar de lado que esse nível hoje é muito mais elevado dada a maior quantidade de informação que circula atualmente.

Somado a isso, o ambiente de taxa de juro baixo vai obrigar o investidor a prestar mais atenção em como, onde e com quem está investindo, afinal o futuro e aposentadoria aqui no Brasil depende muito de como se poupa e se investe ao longo dos anos, o que torna essa profissão ainda mais importante.

Algumas instituições olham mais para o futuro como solução e não como ameaça, assim como alguns profissionais. Tenho certeza que mudar dá medo e o status quo é mais confortável no curto prazo, porém, no longo prazo, não acredito que esse tipo de posicionamento gere longevidade para nenhum negócio.

A Warren nasceu através de referências nos mercados desenvolvidos como EUA e Inglaterra e vê um futuro brilhante na mão dos RIAs. A nossa missão é empoderar os empreendedores com independência e negócios de alto valor agregado. O braço B2B, Warren For Business, é a plataforma de tecnologia que a Warren utiliza para tornar isso uma realidade no mercado financeiro.

Nascemos para resolver muitos problemas de quem está na linha de frente atendendo os clientes como fazendo o billing dos clientes dentro da plataforma sem necessidade de envio de boletos aos clientes, somos a única corretora que faz 100% de cashback de comissões direto na conta dos investidores, somos 100% digitais e sem papéis e criamos um ambiente que dá escala ao trabalho do profissional de investimentos. Nossa missão é deixar o humano fazer o que ele faz de melhor e deixar a máquina fazendo a parte que ela é boa.

Ao contrário do modelo tradicional, onde o distribuidor é uma parte do modelo de negócio da Corretora, aqui na Warren For Business nenhum contrato de exclusividade obriga nossos parceiros a usar nossa plataforma e tenho a honra de falar que temos hoje 180 marcas de investimento trabalhando conosco.

Independente do modelo que o profissional atue hoje em dia o que posso dizer é que estamos 100% preparados para contribuir com esse mercado e ajudar mais empreendedores a desenvolverem seus negócios no modelo 3.0.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Gustavo Kahil - 14/07/2020 - 10:47