Haddad candidato ao governo de SP? Ministro fala sobre futuro após deixar cargo em fevereiro
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (3) que pretende deixar o comando da pasta ainda neste mês e que não planeja disputar cargos eletivos em 2026, priorizando sua participação na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista à BandNews FM, o petista disse que avalia com Lula seu futuro político e não descartou, no entanto, uma eventual candidatura ao governo de São Paulo.
Haddad afirmou que sua preferência é atuar diretamente na campanha presidencial e ajudar na construção do plano político e econômico para um eventual novo mandato de Lula.
“Eu gostaria de participar da campanha do presidente”, disse Haddad quando questionado qual era a sua vontade. “Temos que elaborar um bom plano para os próximos 4 anos; é como eu me vejo colaborando mais”.
O ministro também afirmou que tem discutido o tema diretamente com Lula e indicou que ainda não há uma definição final sobre seus próximos passos.
Apesar de reiterar que não pretende ser candidato neste momento, Haddad reconheceu que há pressão interna no PT para que ele dispute o governo de São Paulo ou uma vaga no Senado. “Eu estou conversando com o presidente sobre isso. Vamos ver quem convence quem”, afirmou.
Na entrevista, Haddad rebateu críticas de que não estaria disposto a fazer “sacrifícios” pelo partido. O ministro também destacou que nada está decidido definitivamente e relembrou que sua candidatura nas eleições de 2018 foi decidida três semanas antes do início do processo eleitoral.
Até o momento, o Ministério da Fazenda não informou quem pode assumir o comando da pasta após a saída de Haddad.