Economia

BC deve olhar além das expectativas, diz Haddad após alta da Selic

20 mar 2025, 18:08 - atualizado em 20 mar 2025, 18:08
fernando haddad Imposto de renda
(Imagem: Diogo Zacarias/MF)

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Banco Central deve considerar tanto as expectativas de inflação quanto os fundamentos da economia ao conduzir a política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante entrevista para a GloboNews, nesta quinta-feira (20), o ministro ressaltou que confia na decisão do BC. De acordo com Haddad, a autoridade monetária olhará para todas as variáveis e trará a inflação para a meta da forma mais inteligente possível.

“O BC tem que olhar para a expectativa, sim, o modelo do BC considera as expectativas para a tomada de decisão, mas ele tem que olhar também para os fundamentos da economia”, afirmou.

A fala de Haddad vem um dia depois da decisão do Banco Central em elevar a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, a 14,25%. Economistas consultados pela autoridade esperam que a Selic feche 2025 no patamar de 15% ao ano, mostrou o último Boletim Focus.

Além disso, durante a entrevista, o ministro citou “barbeiragens” feitas por economistas na elaboração de estimativas para a economia, que são usadas pelo BC em sua avaliação. Para ele, o governo recebe cobranças maiores quando erra projeções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ninguém cobra esses economistas sobre a barbeiragem da previsão. Mas, se o governo tivesse dito uma coisa dessas, para o lado contrário, ele ia estar sendo cobrado aqui”, disse.

O ministro ressaltou confiar na liderança de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, e nos outros diretores. Haddad também defendeu a atuação do governo na área fiscal, afirmando que todas as medidas enviadas pelo governo foram na direção correta e estão produzindo resultados positivos.

*Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.