Haddad e Usiminas (USIM5) fazem preço no Ibovespa (IBOV) antes do feriado; índice abre em estabilidade
O Ibovespa (IBOV) tem estabilidade nesta quinta-feira (20), último pregão da semana mais enxuta pelo feriado de Tiradentes. Ontem, o Ibovespa derreteu e fechou em queda de 2,12%.
Por volta das 10h05, o índice acionário à vista tinha leve baixa de 0,01%, aos 103.899 pontos. No mesmo horário os índices acionários futuros em Nova York recuavam.
O pregão em véspera de feriado contribui para reduzir a liquidez da Bolsa brasileira. Porém, o início da temporada de resultados e o cenário fiscal seguem no radar.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
A Usiminas (USIM5) abriu a temporada de resultados do 1T23 do setor de mineração e siderurgia nesta quinta-feira (20), registrando um lucro líquido de R$ 544 milhões, revertendo o prejuízo do trimestre anterior.
Enquanto isso, o Ministério da Fazenda deve lançar ainda hoje um pacote de medidas para facilitar o acesso e reduzir as taxas de juros no mercado de crédito.
O ministro Fernando Haddad e os bancos ainda estão negociando uma maneira de reduzir as taxas cobradas dos inadimplentes, em relação a potenciais mudanças nos juros rotativos do cartão de crédito.
O assunto entra em pauta enquanto o arcabouço fiscal ainda não esfriou, já que os agentes seguem monitorando a repercussão do texto final enviado ao Congresso, conforme pontuam os analistas do BB Investimentos.
As criticas sobre a visão expansionista para os próximos anos e a dificuldade para alcance da meta dos resultados primários que foram projetados são alguns dos pontos em discussão.
Lá fora, a temporada de resultados nos Estados Unidos segue no radar dos investidores. Contudo, o mercado ainda não tomou uma direção sobre os impactos dos balanços nos ativos de risco como um todo.
*Com Juliana Américo e Olívia Bulla