Política

Haddad: Medidas para compensar derrota da MP do IOF dependem de decisão de Lula

09 out 2025, 9:20 - atualizado em 09 out 2025, 9:20
fernando haddad trump
Fernando Haddad destacou que todas as alternativas passam pelo crivo da presidência antes de se tornarem oficiais. (Imagem: Diogo Zacarias/MF)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (9) que qualquer ação para compensar a frustração de arrecadação decorrente da queda da Medida Provisória que seria alternativa ao aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) só será anunciada após deliberação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o ministro em conversa com jornalistas, o impacto fiscal para 2025 é pequeno, mas ele apresentará ao presidente diferentes opções para que a decisão seja tomada.

“Eu estou vendo já uma série de especulações que não correspondem à realidade, porque todas as alternativas, antes de serem oficializadas, vão passar pelo crivo da presidência. E, enquanto estiver aqui na Fazenda, não vai haver vazamento, não vamos anunciar nada que não esteja sendo estudado”, disse.

O ministro destacou que levará ao presidente diversos cenários possíveis e que a decisão final será de Lula. Haddad também disse que o presidente o procurou na noite anterior para obter um balanço da arrecadação e afirmou que as forças que tentaram impedir a MP em 2022, visando a reeleição de Jair Bolsonaro, estão novamente atuando para desorganizar o Orçamento em 2026 com fins eleitorais.

Haddad ainda indicou que cortes em emendas parlamentares podem ser adotados para equilibrar as contas, mas sempre dentro das normas estabelecidas pelo arcabouço fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o Estado de São Paulo, o ministro afirmou que o governo federal não mudará o tratamento mesmo diante da informação de que o governador Tarcísio de Freitas teria atuado para derrubar a MP no Congresso.

“Então, mesmo com a notícia que governador do Estado agiu, na minha opinião, em detrimento dos interesses nacionais, para proteger a Faria Lima, nós não vamos prejudicar o Estado de São Paulo”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar