Energias Renováveis

Hidrogênio verde ainda levará uma década para dar lucro, diz RWE

05 set 2020, 19:05 - atualizado em 02 set 2020, 14:05
O hidrogênio verde é visto cada vez mais como uma das melhores maneiras de reduzir as emissões da indústria e do transporte (Imagem: Reprodução/Porsche)

A promoção do hidrogênio como fonte de energia limpa ganha ritmo na Europa, mas uma das maiores concessionárias da região alertou que levará uma década antes que o combustível seja rentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Vai levar de 10 a 15 anos até que o negócio possa dar resultados satisfatórios”, disse Anja-Isabel Dotzenrath, CEO da unidade de energias renováveis da RWE. “No entanto, é uma área de crescimento atraente a longo prazo para a RWE”, disse em entrevista.

Embora o hidrogênio verde – produzido a partir de fontes de energia renováveis – seja cada vez mais visto como uma das melhores maneiras de reduzir as emissões da indústria e do transporte, os custos de produção ainda são o dobro da geração de combustível a partir do gás natural, de acordo com a BloombergNEF.

Esses custos deverão cair, já que o hidrogênio desempenha papel fundamental no Green Deal da União Europeia. Além disso, a Alemanha prometeu investir 9 bilhões de euros (US$ 11 bilhões) na produção local de hidrogênio verde. Esse apoio político é necessário para a tecnologia decolar, disse Dotzenrath.

Por sua vez, a RWE está incluindo o hidrogênio em sua estratégia para deixar o carvão e focar na energia de baixo carbono. Embora os ganhos de outras energias renováveis, como eólica e solar, já estejam impulsionando os lucros da concessionária alemã, o hidrogênio é visto como uma aposta de longo prazo, disse Dotzenrath.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Energia Eólica
Outras energias renováveis, como eólica e solar, estão impulsionando os lucros das empresas (Imagem: Pixabay)

A RWE anunciou em junho planos para fornecer hidrogênio para a siderúrgica Thyssenkrupp e promover o uso do combustível em seu futuro terminal de gás natural liquefeito na Alemanha. A concessionária também avalia construir uma usina de energia para hidrogênio de 100 megawatts nos Países Baixos.

A RWE vê oportunidades em toda a futura cadeia de abastecimento de hidrogênio. Além de fornecer eletricidade verde, possui o know-how para construir suas próprias instalações de produção de hidrogênio e capacidade de armazenar o combustível. A conversão de usinas operadas a gás para receber hidrogênio também está nos planos da empresa.

“Subsídios e impostos de carbono são necessários para o setor crescer”, disse Antoine Vagneur-Jones, analista da equipe de política de transição energética da BNEF para Europa, Oriente Médio e África. “Teremos que ver quão ambicioso será o apoio à política antes de prever os retornos esperados das empresas.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar