Economia

Hiperinflação se destaca entre preocupações de clientes do UBS

22 set 2021, 17:27 - atualizado em 22 set 2021, 17:27
UBS
O UBS obteve o feedback por meio de seu banco de perguntas relacionadas ao mercado feitas por investidores profissionais (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann)

Clientes do UBS se perguntam se o enorme estímulo dos bancos centrais poderia levar à hiperinflação, segundo uma lista com suas principais preocupações econômicas.

Além do impacto da pandemia nos preços ao consumidor, os clientes também estão ansiosos para saber como será o comércio internacional no futuro e quanto tempo levará para o setor de transporte se recuperar.

O UBS obteve o feedback por meio de seu banco de perguntas relacionadas ao mercado feitas por investidores profissionais.

As preocupações destacam o dilema que bancos centrais enfrentam à medida que continuam a implementar políticas ultrafrouxas para ajudar as economias a se recuperarem da crise. Os preços das commodities dispararam e outros insumos mostram oferta limitada, o que eleva os índices de inflação da Europa aos Estados Unidos.

Muitas autoridades de política monetária consideram a tendência temporária. Ainda assim, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com sede em Paris, alertou esta semana que os bancos centrais precisam definir estratégias claras para fazer frente aos riscos da inflação.

bloomberg@moneytimes.com.br