Petróleo

Hoje é dia do petróleo. Confira as 10 ações do setor que mais subiram em 2022

29 set 2022, 16:59 - atualizado em 29 set 2022, 17:33
Instalações da Petrobras
Petróleo foi testado em 2022, mas segue resiliente. (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Faz ao menos sete anos que não se falava tanto de petróleo quanto tem se falado este ano. À época, o mundo passava por uma crise de sobre-oferta (oil glut) que fez o preço do petróleo dar um mergulho de bico, dos US$ 140/barril para um patamar abaixo dos US$ 30/barril.

Hoje, o petróleo enfrenta novos e velhos dilemas. Além da crescente pressão regulatória dos governos com relação à exploração da matéria-prima, tem se destacado o papel da classe de investidores em mover as companhias a adotarem princípios ESG (governança de negócios baseada em compromissos sociais e ambientais).

Mesmo com a sua morte decretada por alguns, o desempenho sólido do setor é uma contestação frontal às previsões mais ‘apocalípticas’ sobre investimentos na commodity: foram as ações de petróleo que garantiram o setor energético como o único a apresentar retorno positivo em 2022 em Wall Street.

A observação é de Rodrigo Lima, analista de investimentos e editor de conteúdo da corretora Stake: “o S&P Energy Index sobe 32,1% no ano, contra queda de -23,4% do S&P 500 amplo, o mais popular dos índices dos EUA“.

Segundo o analista de investimentos, o bom desempenho das ações vem das restrições de oferta, produzidas pela guerra da Ucrânia e por investimentos insuficientes em aumento de produtividade nos últimos anos.

Por outro lado, o tamanho das empresas de petróleo conferem a elas a capacidade de serem boas pagadoras de dividendos aos seus acionistas, uma característica amplamente procurada em momentos de crise macroeconômica, como a vivenciada hoje.

Confira, agora, o ranking das 10 ações de petroleiras que mais valorizaram em 2022, segundo levantamento da corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

10 ações de petroleiras que mais valorizaram em 2022

Companhia Rendimento YTD (até o momento)
Occidental Petroleum (OXY) 103,46%
Devon Energy Corporation (DVN): 71,38%
Marathon Oil Corporation (MRO) 65,37%
APA Corporation (APA): 62,59%
Marathon Petroleum Corporation (MPC) 60,13%
Conocophillips (COP) 52,53%
Exxon Mobil Corporation (XOM) 48,93%
Chevron Corporation (CVX) 41,67%
Hess Corporation (HES) 41,67%
EOG Resources (EOG) 37,20%

Money Times nas ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.