Hyundai e Kia querem crescer 3,2% nas vendas em 2026 após não atingirem metas de 2025
A sul-coreana Hyundai Motor Co e sua afiliada Kia Corp anunciaram nesta segunda-feira (5) que pretendem aumentar em 3,2% suas vendas globais combinadas de veículos, para 7,51 milhões de unidades em 2026, após ficarem ligeiramente abaixo de suas metas de vendas em 2025.
As montadoras, que juntas ocupam a terceira posição no ranking global de vendas de veículos, venderam 7,27 milhões de unidades em 2025, alta de 0,6% em relação a 2024, já que as vendas de veículos híbridos nos Estados Unidos compensaram a demanda fraca por veículos elétricos (EVs) após o fim dos subsídios em setembro passado.
- LEIA TAMBÉM: Tenha acesso às recomendações mais valorizadas do mercado sem pagar nada; veja como receber os relatórios semanais do BTG Pactual com o Money Times
A Hyundai, que obtém cerca de 40% de sua receita do mercado norte-americano, tem se beneficiado da crescente demanda por veículos híbridos.
Em comunicado, a Hyundai afirmou que registrou em 2025 o quinto ano consecutivo de vendas recordes no varejo nos EUA, acrescentando que os veículos eletrificados representaram 30% de seu mix de vendas, com as vendas de híbridos crescendo 36% e as de EVs avançando 7%.
A Kia, por sua vez, observou que se concentrou na expansão das vendas de veículos híbridos nos EUA e fortaleceu sua posição na Europa por meio de maiores volumes de EVs, apesar de um ambiente industrial incerto impactado pelas tarifas dos EUA.
Para este ano, a Hyundai disse que planeja otimizar a lucratividade com o lançamento de novos modelos eletrificados e a implantação de instalações de produção avançadas, incluindo uma fábrica dedicada a EVs em Ulsan e a unidade de Pune, na Índia, à medida que responde às mudanças na demanda regional.
A meta de vendas da Hyundai para 2026 foi fixada em 4,16 milhões de unidades, abaixo da meta de 4,17 milhões estabelecida para 2025, mas acima do resultado efetivo de vendas em 2025, de 4,14 milhões de unidades.
Ambiente desafiador
O analista Kim Chang-ho, da Korea Investment & Securities, afirmou que a meta da Hyundai para este ano parece refletir a expectativa de que o ambiente de negócios será desafiador.
A Kia, em contraste, parece ter mais espaço para crescimento, já que o modelo atualizado Telluride deverá ser produzido e vendido localmente nos EUA, livre das tarifas automotivas impostas por Donald Trump, disse Kim.
Analistas afirmaram que a expansão da produção de híbridos nos EUA será fundamental para que Hyundai e Kia consigam competir melhor com a Toyota, líder nas vendas de híbridos no mercado norte-americano, já que a rival japonesa produz vários modelos híbridos localmente.
A Toyota detinha quase 50% do mercado de híbridos nos Estados Unidos até novembro do ano passado, enquanto a Hyundai Motor tinha 13%, segundo dados da S&P Global.
Em setembro, a Hyundai Motor afirmou que pretende produzir mais de 80% dos veículos que vende nos Estados Unidos em território norte-americano até 2030, em resposta às políticas tarifárias de Trump.